Visitando o Castelo de Praga

O castelo de Praga é o castelo antigo maior do mundo. Foi construído no século nove e é a residência do presidente tcheco. O lugar é enorme, mas prepare-se para andar porque este fica em cima de um morro. Com certeza a vista de lá de cima vai fazer você esquecer a caminhada.

Entrada do Castelo
Entrada do Castelo

Antes de visitar o castelo, bem próximo está um parque chamado Letenské sady e onde fica um metrónomo gigante. Para chegar ao parque precisará subir muitas escadas, mas terá uma vista linda de Praga. O parque é bastante frequentado por skatistas e jovens e onde fica o Beer Garden, um lugar com várias mesas e quiosques vendendo comida e bebidas. Visitei o Beer Garden em uma sexta no final da tarde e tinha muitas pessoas tomando uma cerveja e conversando.

Depois de muita subida para o parque e de andar muito, descobri que teria que descer até o rio para conseguir chegar ao castelo, e como ele é em cima de um morro, consequentemente subir novamente (foram muitas subidas e descidas nessa viagem). O caminho para o castelo é fácil de achar, é só seguir a multidão de turistas.

Mapa do Castelo
Mapa do Castelo

Eu entrei no castelo não pela entrada principal, mas pelo lado leste (entrada número 4, veja foto), mas geralmente turistas pegam o bonde número 22 que deixa próximo a entrada principal do castelo.

Muitos prédios do castelo foram construídos em séculos diferentes e a arquitetura e o estilo de construção são bem peculiares da época e do rei que estava reinando.

Catedral de St Vitus
Catedral de St Vitus, a torre no meio é a Torre Sul

A entrada no perímetro do castelo e jardins são gratuitas, somente para entrar em cada prédio uma taxa precisa ser paga. O preço varia para cada lugar. Há exibições em muitos dos prédios e outros são igrejas. Recomendo não comprar nenhum ingresso antes de chegar ao local. São 70.000 metros quadrados pertencentes ao castelo de Praga, e muita coisa pra se ver.

Vista do Castelo e parte de Praga da Torre Sul
Vista do Castelo e parte de Praga da Torre Sul

Chegue ao local, de uma volta e se decidir compre ingressos para exibições individuais. Existe também opções de ingressos que incluem números de entradas para exibições e prédios, são três tipos de circuitos (ingressos) que poderá escolher e os preços variam de 250 a 350 coroas. Somente compre esse pacote de ingressos (circuito) se tiver muito tempo para visitar a maioria das exibições e gostar muito de andar em museus.

Leia também  Inverno em Londres

Antes de ir ao castelo uma ideia legal é fazer o tour virtual no site. Terá acesso ao castelo todo sem sair de casa e poderá saber mais sobre a história do local e escolher quais locais gostaria de visitar.

Outra opção para quem quer saber mais sobre a história do castelo é contratar tour guiados. Na Old Town Square encontra diversas companhias que oferecem esse tipo de tour. Vi um tour de 2 horas por 250 coroas, mas não dava acesso a nenhum dos prédios.

Quando visitei o castelo andei por todo o perímetro por duas horas e somente visitei a Catedral de St Vitus e a Torre Sul da mesma. A torre em minha opinião vale a pena conhecer, são quase 100 metros de altura e terá uma vista do castelo inteiro e também de Praga. Para subir até o topo custa 150 coroas, e é uma subida bem longa, mas compensa.

Vista do terraço no Restaurante da Vinícola
Vista do restaurante no terraço

Após a visita ao castelo vale a pena conhecer a única vinícola na cidade de Praga, St. Wenceslas. A vinícola fica na saída/entrada do castelo próximo a Black Tower (número 4 no mapa). Há três restaurantes no local e três níveis de preços. O restaurante no terraço é o mais barato e oferece pequenos pratos e vinhos fabricados no local. Eu recomendo o terraço para tomar um vinho e comer algum acompanhamento e também descansar um pouco da caminhada pelo castelo antes de descer o morro até a cidade.

Para mais informações de como chegar ao castelo, ingressos e outras informações click aqui (o site está em inglês).

Espero que as dicas tenham ajudado, se tiverem alguma dúvida deixem um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *