Viajando pela Europa: o que precisa saber

Muita gente tem me perguntado qual é a melhor maneira de viajar pela Europa, trem, ônibus ou avião? Quanto tempo devo ficar em cada local? A minha resposta sempre é depende.

Depende de quantos dias terá livre, quais lugares desejará visitar e quanto terá disponível para gastar?

Ônibus é com certeza a forma mais barata de viajar pela Europa, mas nem sempre a mais eficiente. A Europa não é tão pequena como muitos pensam. Pela sua forma geográfica alguns países são bem próximos uns aos outros, como a Europa leste, e outros são bem maiores e longe de chegar um ao outro como de Portugal a França ou Itália. Pense nisso quando for fazer seu roteiro, na logística, como irá se transportar de uma cidade a outra e quanto tempo vai levar.

Estação na EuropaEu particularmente prefiro trem. É a forma mais rápida e confortável de ir de um ponto ao outro, e na maioria das vezes, irá diretamente do centro da cidade a outra. Infelizmente como moro em Londres trens para outros países não são muito baratos. O único que é mais em conta é para Escócia que é um trem interno. Trens para França, Holanda e Bélgica são pela Eurostar. Os trens são muito rápidos. Do centro de Londres ao centro de Paris são somente 2 horas de viagem, mas o preço também condiz com a comodidade. De vez em quando a Eurostar faz promoções e reduz o preço a 30-40 libras somente ida , o que já vale a pena.

Fiz uma viagem entre Barcelona (Espanha) e Porto (Portugal) e usei na maior parte trens entre as cidades. Somente fui de ônibus entre Sevilha e Lisboa, pois não havia nenhum serviço de trem entre essas cidades. Comprei as passagens antecipadamente pela Renfe para a Espanha e CP em Portugal. Usei a companhia de ônibus Alsa entre Portugal e Espanha.

Os serviços de trem na Europa são excelentes e se comprados com antecedência poderá economizar bastante. Existe também uma passagem pela Eurail, mas não acho que vale a pena pelo custo da diária. Considero mais barato comprar as passagens de trem por cada companhia que serve o país que está viajando.

Em relação a ônibus, não sou muito fã por causa dos longos períodos de viagem, mas alguns trajetos não há a opções de trens ou vale a pena pelo custo. Viajei bastante de ônibus durante a noite. Com certeza é bem desconfortável, mas se a viagem for longa opto por fazer a noite pela economia com acomodação e tempo, pois vou dormindo durante a viagem.

Leia também  Porque viajar com pouco dinheiro é melhor

Avião chegando em LondresEm algumas jornadas o avião pode ser o mais eficiente, dependendo da distância que está viajando. Várias companhias aéreas fazem promoções bem atrativas de passagens se comprada com pelo menos dois meses de antecedência. Antes de comprar sua passagem, leve em consideração a viagem que terá que fazer até ao aeroporto (incluindo custo do trem, ônibus ou taxi), o tempo que terá que chegar com antecedência (geralmente é uma hora) e o custo do transporte até sua acomodação no destino, assim poderá comparar entre o trem ou ônibus. Sempre pesquiso passagens de avião pelo Skyscanner, que é um website que procura passagens na maioria das companhias aéreas e compara os preços. As companhias geralmente mais baratas na Europa são a EasyJet e Ryanair. Para voar para o leste Europeu a Wizz Air também é bem barato. Além dessas companhias algumas outras também fazem promoções para alguns destinos, por isso que vale a pena checar primeiro no Skyscanner.

O mais importante é planejar bem o seu roteiro de viagem, para não passar a maior parte das suas férias em trânsito. Acredito que muitas vezes menos é mais. Recomendo passar pelo menos três dias em cada cidade e não viajar muitas horas entre uma cidade a outra. Quando fizer seu roteiro escolha lugares próximos ou viaje durante a noite pra cidades a mais de 5-7 horas de distância do local onde está.

Abaixo coloquei algumas outras companhias de trem que foram mencionadas:

Alemanha www.bahn.com

Áustria www.oebb.at

Bélgica www.sncb.be

França en.voyages-sncf.com ventes.ouigo.com

Holanda www.ns.nl

Itália www.trenitalia.it www.italotreno.it

Suíça www.sbb.ch

Internacionais www.thalys.com www.thello.com

Companhias de ônibus pela Europa
Eurolines

Oui Bus

Megabus – as viagens por essa companhia são bem baratas

Se tiver alguma dica de viagem ou simplesmente achou que o artigo te ajudou, deixe seu comentário abaixo.

Um comentário em “Viajando pela Europa: o que precisa saber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *