Trabalhando em um santuário para Cangurus

Adoro animais e desde que cheguei na Austrália me apaixonei por cangurus. Sempre achei que esses animais eram agressivos, mas estava enganada. A imagem do canguru é de lutador e que se você chegar perto dele será boxeado, mas a realidade não é essa. Canguru são animais mansos e passivos. Claro que são animais selvagens e se sentirem ameaçados irão primeiramente tentar fugir e se não puderem irão atacar.Canguru

Logo que cheguei na Austrália fui acampar próximo ao “Twelve Apostles” na Great Ocean Road e em volta da minha tenda haviam de 30 a 50 cangurus. Todos bem tranquilos. Essa foi uma experiência bem legal, mas como não sabia muito sobre cangurus não cheguei muito perto deles.

Depois desse dia vi alguns cangurus e wallabies (uma espécie de canguru pequeno) quando estava passeando por alguns lugares, mas nunca mais na mesma quantidade de quando estava acampando e nunca tão perto assim, até agora.

alimentando cangurusHavia ouvido falar de um Santuário para cangurus através do aplicativo para celular chamado WikiCamps e quando cheguei na cidade de Agnes Water fui conferir o local.

Estou viajando pela Austrália gastando somente 30 dólares por dia e para isso ser possível não estou gastando nada com acomodação. Muitos lugares na Austrália aceitam trabalho em troca de acomodação. Como já havia ajudado na tribo em Nimbin a promover o local online, resolvi oferecer para os donos do santuário ajuda em troca de acomodação e alimentação.

 

No Horizons Kangaroo Sanctuary eles dependem totalmente de doações para cuidar dos cangurus órfãos. Para criar somente um canguru custa entre 1500 a 2000 dólares australianos por ano e para ajudar a arrecadar mais dinheiro para cuidar dos cangurus os donos Garry and Denise também convidam viajantes para participar de uma Kangaroo Experience e também têm um acampamento na propriedade.alimentando cangurus

Os cangurus são animais nativos da Austrália e podem ser encontrados somente nesse país. É muito triste saber que muitos estão sendo mortos todos os dias. Até agora já dirigi 5 mil quilômetros pela Austrália e vi muitos cangurus na beira da estrada que foram atropelados, além disso muitos são mortos por cães domésticos.

Cangurus são animais passivos e inofensivos. Basicamente eles comem grama quase o tempo todo, dormem durante o dia quando o sol está muito quente e são mais ativos durante a noite. A melhor hora do dia para ver cangurus no seu habitat natural é de manhã bem cedo e quando o sol começa a se pôr.

Canguru filhoteEsses animais são extremamente interessantes. O canguru fêmea tem um período de gestação de somente 33 dias e depois disso seu filhote fica dentro de sua bolsa até crescer e se desenvolver e poder cuidar de si mesmo. O filhote de canguru fica dentro da bolsa por 235 dias depois de ter nascido e dentro da bolsa se alimenta de leite da mãe. Depois que o filhote sai da bolsa definitivamente ainda é dependente da mãe e se alimenta do leite dela de hora em hora, além de gramas e folhas. O canguru fêmea tem dois seios um no fundo da bolsa que alimenta o filhote que está dentro e outro no topo da bolsa que alimenta o filhote fora da bolsa. Uma curiosidade é que o canguru fêmea tem a capacidade de engravidar quase imediatamente depois de dar a luz ao seu filhote e também pode pausar a gravidez por até um ano se as condições para gerar um filhote não forem boas.

Leia também  A parte mais difícil de viajar que ninguém te fala
Canguru amamentando
Canguru amamentando

Cangurus vivem em grupos, há sempre um líder que é o macho alfa, mas os outros machos e fêmeas também vivem em harmonia. O macho alfa é o mais forte e alto que todos os outros cangurus. Quando estava no santuário vi um wallaby alfa. Achava que a história de cangurus musculosos era uma brincadeira de photoshop, mas é real.

Wallaby macho alfa
Wallaby macho alfa

Morar nesse santuário foi uma experiência incrível. Acordei todos os dias com cangurus na varanda e em volta de toda a propriedade. Um dos filhotes dormiu do lado de fora da janela do meu quarto e ficou esperando para eu acordar de manhã. Muita fofura!

De manhã cedinho o Garry joga vários pedaços de batata doce no jardim e vários cangurus e wallabies vem se alimentar. Há alguns anos atrás, eles criaram três wallabies órfãos e mesmo que voltaram para a natureza, ainda sim, todas as manhãs voltam para a propriedade com suas famílias. Umas das fêmeas tinha até um filhote de canguru com a cabeça de fora da sua bolsa.

wallabyO Garry e a Denise estão sempre em busca de ajudantes para cuidar dos cangurus e em troca oferecem alimentação e moradia, além de uma experiência incrível cuidando de cangurus filhotes. Se você quiser morar por um tempo com eles e ajudar a criar cangurus órfãos é só contactá-los através do site horizonskangurusanctuary.wordpress.com (eu que criei o website!).

Se estiver somente passando por Agnes Water, o santuário é um lugar que precisa visitar. O espaço para acampamento é ótimo e a vista é incrível, além de acordar todos os dias com cangurus ao seu redor. Ás 3 da tarde todos os dias poderá participar do Kangaroo Experience onde poderá aprender tudo sobre cangurus e também os alimentá-los.

Além de cangurus Agnes Water é uma ótima cidade para aprender a surfar, várias empresas oferecem aulas de surf e tem opções para todos os bolsos. Também, há somente 10 minutos dali irá encontrar a cidade 1770 que é o local onde o Capitão Cook primeiramente desembarcou em Queensland.

2 comentários em “Trabalhando em um santuário para Cangurus

    1. Também descobri conversando com pessoas aqui da Austrália que os crocodilos de água doce também são inofensivos. Eles só se defendem se forem ameaçados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *