A tatuagem ainda é um tabu no Brasil?

Tá! Vai dizer que nunca teve preconceito um dia! Mas já olhou diferente para uma pessoa toda tatuada, ou em algum momento já disse: “Acho bonito, só que nos outros!” “Acho legal, mas não teria coragem!”

Com um tom de igualdade, deixando entender o seu não preconceito. Cabe esclarecer que sim, você tem o direito de não gostar e nós entendemos, assim, como cabe respeitar aqueles que curtem a modificação corporal, seja ela tattoo ou piercing.

Marco Treviso – Empreendedor especializado em Marketing e alta performance

Vamos entender um pouco!

Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.c. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori),tatuavam-se em rituais ligados a religião. Os Ainu, um povo indígena do norte do Japão, tradicionalmente tinham tatuagens faciais, assim como os austro-asiáticos. Hoje, pode-se encontrar em diversas etnias espalhadas pelo mundo o costume de se utilizar tatuagens faciais. Entre estes povos, existem os berberes do Norte da África, os iorubas, os fula e hauçás da Nigéria e os Māori da Nova Zelândia.

No Brasil a tatuagem elétrica é uma arte muito recente, surgiu em meados dos anos 60 na cidade portuária de Santos e foi introduzida pelo dinamarquês Knud Harld Lucky Gregersen (também conhecido como Lucky Tattoo), que teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era a zona de boemia e prostituição da cidade de Santos. (Fonte wikipédia)

Anos e anos atrás a tatuagem era utilizada para demarcar gang’s, tribos e etc. Mas vamos lá… Já passou né!? Hoje em dia a tatuagem é artigo e luxo e expressividade da arte! A tatuagem vem ganhando cada vez mais respeito, pois mostra como a arte pode nos fazer diferentes, mas, ao mesmo tempo, com algo em comum: O RESPEITO AO PRÓXIMO E SUAS ESCOLHAS!

Sabemos que a galera que gosta de modificação corporal é mais aberta a aceitação e sem preconceito. São livres de “rótulos” impostos pela sociedade. Muitas empresas preferem que seus funcionários sejam tatuados, pois mostram mais abertura e certeza do que querem pra vida. Porém, algumas áreas ainda existe preconceito, mas vale lembrar algumas leis que saíram em vantagem dos amantes da arte:

Leia também  O melhor Carnaval do mundo: Salvador
Dr. Rafael Tiede – Cirurgião-Dentista em Sorocaba, SP – Brasil, especialista em cirurgia facial. Possui graduação em Odontologia.

A Lei 10.611/2016, que proíbe a discriminação contra servidor público estadual que possui tatuagem, bem como seus dependentes.

N.º 1.582, DE 2007 (Do Sr. Edson Duarte) Acrescenta dispositivo à Lei nº 9.029, de 1995, a fim de proibir a discriminação de pessoas portadoras de tatuagem e piercing.

Ou seja, você não deve jamais julgar uma pessoa por ser tatuada ou ter piercing.

Uma pergunta cabe nesse momento. Se você fosse cego? Como você julgaria?
Independente de cor, raça, religião, opção sexual, SOMOS TODOS IGUAIS e temos que ser respeitados!

Janaina Reis, 33 anos, 3 filhos e casada. Sempre amou a diversidade do mundo e sua mistura cultural. E porquê não fazer um mix em seus textos com abordagem de assuntos polêmicos?! “Expresse sua atitude e valores” POR VIDA! ” 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.