Tailândia: O que precisa saber antes de planejar sua viagem

A Tailândia é um país maravilhoso de se visitar, com uma paisagem de tirar o fôlego, praias exuberantes, e muita aventura. Mas antes de começar a fazer as suas malas há algumas coisas que você precisa saber sobre esse país, além de algumas dicas que vão ajudar na sua viagem.

1. As passagens de avião são caras, mas vale a pena

Talvez os preços das passagens tenham te assustado logo no começo do planejamento de sua viagem. Passagens para Bangkok saindo do Brasil, começam a partir de US$ 800, mas esse será o seu custo mais alto. Outros gastos como acomodação e passeios serão muito baixos.

Vale a pena comprar passagens para Bangkok mesmo que seu destino final seja outra cidade da Tailândia. Passagens internas são baratas e voos direitos para destinos como Puket ou Chiang Mai são mais que o dobro do preço, além de adicionar muitas horas a sua viagem. Voos para Tailândia duram em média 25 horas, e não há necessidade de adicionar mais 10 horas a esse processo. Descanse e conheça em pouco de Bangkok por um ou dois antes de viajar para o seu próximo destino.

2. Tudo é muito barato na Tailândia

Ao contrário de viajar para a Europa, onde seu dinheiro desaparece com a conversão da moeda, na Tailândia o dinheiro vai multiplicar. A moeda tailandesa, o Baht, é muito desvalorizada e ainda o preço de quase tudo no país é muito baixo. Para ter uma ideia, fiquei hospedada uma noite em um hotel 5 estrelas e paguei US$50 por noite (entendeu agora?).

Você vai viver como realeza e gastar muito pouco. Fazer massagens todos os dias (a massagem tailandesa é ótima), comer e beber o que quiser e fazer todos os passeios que sempre quis fazer.

3. Não é necessário reservar as acomodações e nem planejar muito o roteiro antes de chegar lá

P1000853
Viajando de Bangkok á Chiang Mai de trem

Provavelmente qualquer passeio ou acomodação reservado antecipadamente será mais caro.

Eu recomendo reservar os primeiros dias de hotel para você ficar tranquilo quando chegar, mas depois, reserve o seu hotel por lá mesmo. Provavelmente você vai encontrar um hotel mais legal pra ficar. Outra opção é adquirir um guia da Tailândia (eu usei o livro da Lonely Planet e recomendo).

Estando na Tailândia somente por alguns dias você vai descobrir que quase todos os tailandeses têm um negócio de turismo ou conhece alguém que tem. Você pode reservar passeios, pacotes turísticos e acomodação com as próprias agências de turismo local, e sempre encontrará ótimos preços e passeios mais personalizado pra os seus requisitos. Mas não esqueça de negociar os preços.

4. É sempre necessário negociar preços na Tailândia

Não é porque os preços são baixos que você não precisa negociar. Os tailandeses sempre oferecerão para os turistas um preço mais alto no produto e estão acostumados a negociar.

Leia também  Top 5 lugares para visitar em Paris

Quando estava fazendo compras em Bangkok queria comprar um bracelete de prata. A prata é muito barata no país, pois é de fabricação própria, o que reduz o preço do produto. Sabendo disso, negociei por um bom tempo, mas foi divertido, e paguei um terço do preço original.

5. O melhor lugar para fazer comprar é Bangkok

Mercado em Bangkok
Mercado em Bangkok

Por ser a capital da Tailândia, Bangkok oferece as melhores opções de comprar e preços. Você também vai encontrar imitações muito boas de marcas famosas, como bolsas, roupas, e calçados. Muitos desses produtos são fabricados na Tailândia mesmo ou em países muito próximos.

6. O sistema de transporte funciona bem

Claro que não podemos comparar o sistema de transporte tailandês com o europeu, mas existe um bom sistema de trens, balsas, ônibus de viagem, aviões e barcos.

Conheci muitas cidades da Tailândia sem viajar de avião. Claro que o avião é o modo mais rápido, mas pela terra é o menor custo e você ainda conhece outras cidades no caminho.

Trens conectam as principais cidades do país e onde não há trens existem ônibus de turismo. Para chegar nas ilhas você precisará pegar uma balsa, mas não se preocupe em organizar todos os meios de transporte. Procure uma agência de turismo que organizarão todos os meios de transporte necessários para chegar de um ponto ao outro e até acomodações se você precisar.

Tuk Tuk
Tuk Tuk

Para se locomover dentro das cidades use as tuk tuks (veja foto). São como mini táxis e estão em todos os lugares da cidade. Tuk tuks são bem baratas, mas negocie o preço antes da viagem.

7. A maioria dos tailandeses em regiões turísticas falam inglês

A Tailândia gira em torno do turismo e como tailandês não é uma língua popular, os nativos precisaram aprender inglês para se comunicar com os turistas. Durante quinze dias que passei na Tailândia encontrei só uma pessoa que não falava inglês.

Mas se o seu inglês não é fluente, não se preocupe, pois eles se enforçarão o máximo para se comunicar com você.

Espero que essas dicas tenham ajudado. Sigam o blog para mais artigos sobre viagens à Tailândia e muitos outros lugares no mundo.

2 comentários em “Tailândia: O que precisa saber antes de planejar sua viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *