A mágica da tatuagem Sak Yant na Tailândia

Já havia ouvido falar de um tipo de tatuagem chamado Sak Yant quando havia visitado a Tailândia a alguns atrás, mas só agora quando visitei o país pela segunda vez senti que era o momento certo para marcar meu corpo permanente com a mágica de Sak Yant.

O que é Sak Yant?

A forma de tatuagem, Sak Yant, originou a mais de 2 mil anos atrás na região da Tailândia, na época do Rei Naresuan Maharaj. Nessa época soldados eram tatuados com Sak Yant para a proteção contra armas afiadas, eles acreditavam que a mágica do Sak Yant funcionava como uma forma de armadura.

Sak Yant involve elementos de geometria sagrada e incorpora salmos budistas e fórmulas mágicas que invocam vários poderes de proteção e bênçãos. Para que a tatuagem ganhe seus poderes é necessário que mágica seja ativada. Isso é feito por uma pessoa espiritual que recita mantras e sopra um feitiço na Sak Yant ativando seus poderes.

Recebendo a mágica na tatuagem Sak Yant
Recebendo a mágica na tatuagem Sak Yant

Monge ou Ajarn?

Essa forma de tatuagem antiga era exatamente o que queria, então comecei a procurar na internet qual seria o melhor lugar para fazê-la. Muitos blogs como o Expert Vagabond e Be My Travel Muse falam sobre receber esse tipo de tatuagem por um monge no templo budista, Wat Bang Phra, a alguns quilômetros fora de Bangkok. O problema de receber em um templo é a higiene. Nesse templo 50 pessoas recebem tatuagens de Sak Yant no mesmo dia usando a mesma agulha e tinta. Por mais que queria receber essa tatuagem espiritual, também não gostaria de ganhar nenhuma doença como bônus.

Na minha pesquisa pela internet também ouvi falar de Ajarns. Eles são masters na prática de Sak Yant e também tem o poder espiritual de colocar a mágica na tatuagem. A atriz Angeline Jolie recebeu a suas tatuagens Sak Yant por um Ajarn, e foi também através dela que essa prática ficou famosa mundialmente.

Comecei a procurar então por um Ajarn que usasse materiais esterilizados e tivesse uma boa reputação. No blog The Travel Life e Somewhere in Bangkok li sobre o Ajarn Neng. Ele me pareceu a pessoa certa. Como não falo nada de tailandês e telefonar seria inútil, o contactei pela página do Facebook e se tivesse sorte alguém iria me responder em inglês. A resposta pelo Facebook veio rápido e consegui marcar um horário com o ele.

Recebendo uma tatuagem Sak Yant

O Ajarn Neng atende em uma sala em sua casa que fica no subúrbio de Bangkok. Ele atende das 10:30 ás 15 horas. Chegar até o local não foi fácil. Eu e amigos que estavam comigo, que iriam fazer a tatuagem também, pegamos um táxi próximo a Khao San Road, onde estávamos hospedados, mas o taxista não sabia muito bem onde era o local e estava meio perdido. Assim que estávamos próximo ao local, resolvemos sair do carro, pagar o taxista e perguntar por direções. Nesse bairro todo mundo conhece o Ajarn Neng e assim que falei o nome, um moço explicou as direções para um outro taxista. Esse novo taxista também conhecia o Ajarn e nos deixou na porta do local.

Assim que chegamos (um pouco atrasados), o Ajarn já havia começado e estava fazendo tatuagens em outros gringos. Fomos recebidos por uma pessoa que falava inglês e nos explicou como o processo funcionava. Na garagem da casa haviam alguns outros tailandeses esperando para ver o Ajarn. Além de tatuagens de Sak Yant, pessoas procuram ele para serem abençoados.

Leia também  Tailândia: O que precisa saber antes de planejar sua viagem
altar
Altar na garagem

Na garagem havia um altar com incensos e imagens de deuses budistas. O moço que nos recebeu nos mostrou um livro de tatuagens e falou que poderíamos escolher qual queríamos ou deixar o Ajarn escolher de acordo com as proteções e bênçãos que queríamos que a Sak Yant tivesse. Optamos pela segunda opção. Ele falou também que a doação para a maioria das tatuagens de tamanhos médios seria 2 mil baht (US$60).

Logo antes de entrar na sala, um moço que trabalha com o Ajarn nos ajudou com as orações. Acendemos um incenso, repetimos um mantra e oferecemos para o deus budista.

Estátuas budistas
Sala cheia de estátuas douradas

A sala onde o Ajarn Neng atende é coberta de estátuas douradas, algumas só a cabeça e outras o corpo inteiro. Deveria ter umas 30 estátuas dentro daquela sala pequena. No lado esquerdo o Ajarn fica sentado de pernas cruzadas em cima de uma plataforma de madeira. Assim que entramos inclinamos a cabeça como reverência ao Ajarn e sentamos no chão (não há cadeiras na sala). O Ajarn não fala muito inglês, mas explicamos para o seu ajudante o que queríamos da tatuagem e o Ajarn deu para cada um de nós duas opções. Escolhi a que mais gostei e o Ajarn recomendou fazê-la nas costas.

O Blake, meu marido foi primeiro. Ele colocou o envelope com a doação no topo de uma cesta e a ofereceu para o Ajarn. O Ajarn recebeu a doação dizendo um mantra. O Blake então virou de costas e sentado no chão o Ajarn Neng começou a perfurar suas costas com uma agulha afiada. Não há decalques, o Ajarn faz a tatuagem usando a sua memória. Pela expressão do Blake sei que o processo seria dolorido.

Doação para o Ajarn

Após 30 minutos foi a minha vez. Estava nervosa, pois sabia que iria doer muito. Tenho uma tatuagem nas costas feita com máquina e sei que o local é muito sensível.

sak yant tattoo

Após oferecer minha doação o Ajarn me dá um mantra para repetir enquanto ele perfurava um por um a minha pele com uma longa agulha de metal. Tentei meditar no mantra que ele me deu, mas foi difícil lembrar as palavras com a dor que estava sentindo . Após terminado, ele fez uma oração, assoprou a mágica na tatuagem e me abençoou com respingos de água. Ele também me deu um mantra para repetir três vezes toda a manhã para que a mágica da tatuagem continuasse funcionando. Também me falou que precisaria seguir algumas regras, que são os 5 preceitos budistas:

  1. Não prejudicar nenhum ser vivo
  2. Não roubar
  3. Não ter comportamento sexual impróprio
  4. Não mentir
  5. Não consumir drogas (mas ele disse que marijuana pode)

A minha tatuagem Sak Yant (o desenho de baixo) chama-se Mahalarb e significa sorte em todas as áreas da vida.

Sak Yant tattoo

Por mais que tenha sido dolorido, essa foi uma experiência incrível que com certeza gostaria de repetir no futuro.

Se quiser saber mais sobre a prática de Sak Yant, visite o site sak-yant.com (website em inglês)

E você tem ou gostaria de receber uma tatuagem espiritual? Deixe seu comentário abaixo

6 comentários em “A mágica da tatuagem Sak Yant na Tailândia

  1. Oi! tudo bom?

    Eu estou indo para a Tailândia final de outubro e queria muito fazer uma Sak Yant, mas fiquei muito preocupada com a questão de higiene.

    Vc chegou a reparar se houve uma esterilização?

    Obrigada e parabéns =)

    1. Oi Juliana,
      Ele esteriliza com alcohol a agulha que eu vi. Esse Master de Sak Yant é bem famoso. Ele é procurado por famosos de Hollywood para fazer a tatuagem.
      De qualquer forma estamos falando de Tailândia e ele não trabalha em um estúdio, então os padrões de higiene não são os mais altos.
      Se você realmente quiser uma tatuagem Sak Yant feita por um Ajarn na Tailândia, acredito que essa seja uma das melhores opções. Mas se preferir poderia fazer a tatuagem em estúdio de tatuagem (eu recomendo o Pumpkin Studio em Bangkok, http://www.pumpkin-tattoo.com) e depois poderia visitar o Ajarn para somente receber a mágica na tatuagem já feita.
      Aproveite a Tailândia

    1. Olá Guilherme,
      contatei o Ajarn Neng pela sua pagina no Facebook, https://www.facebook.com/thaisakyant/
      Acho que essa é a melhor maneira de entrar em contato com ele. Geralmente eles pedem para estrangeiros chegarem na hora que ele abre, às 10 da manhã, aí é por vez de chegada.
      Boa sorte e posta depois a sua tattoo quando fizer para agente ver 🙂

  2. ola nos vamos de lua de mel para a tailândia mas a nossa primeira paragem é bangkok, você pode ir logo para a agua quantos dias não pode ir para a agua e apanhar sol e esse tipo de coisas?

    1. Olá Joana,
      com a tatuagem de bamboo (como a que eu fiz) você pode entrar na água no dia seguinte. Esse tipo de tatuagem machuaca menos a pele e cicatriza bem mais rápido do que a tatuagem com máquina.
      Aproveitem a lua de mel
      Nathalia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *