Guia prático de Barcelona

Barcelona é uma cidade maravilhosa, com muita cultura, história, praias, comidas deliciosas e muita agitação. Um lugar perfeito para passar as férias.

Já visitei a cidade três vezes e toda vez é completamente diferente e me apaixono mais ainda.

Selecionei algumas dicas que irão te ajudar na sua próxima viagem a essa cidade espanhola:

Parque Güell
Parque Güell

1.Língua

Por mais que Barcelona seja a capital de Catalunha em que a língua oficial é Catalão, quase todo mundo fala espanhol e em muitos lugares turísticos inglês também.

O meu espanhol não é dos melhores, mas o meu portunhol é fluente. Se falar devagar e prestar atenção quando falam com você não terá nenhum problema em se comunicar nessa cidade.

2. Ônibus Hop-on Hop-off

Eu não sou muito fã desses ônibus turísticos que você paga pelo dia e pode embarcar ou desembarcar quantas vezes quiser nas paradas específicas, pois prefiro conhecer a cidade caminhando. Como já havia visitado Barcelona e estava  com minha avó, marido e tia, achamos interessantes usar o ônibus hop-on hop-off. Achei o ônibus super eficiente para conhecer muitos pontos turísticos em um dia só. Tínhamos somente 4 dias na cidade e usamos dois deles para ir à praia, então o ônibus ajudou muito para conhecer quase tudo bem rápido.

Gostei, pois o ônibus oferece áudio com explicação dos lugares onde está passando e tive a chance de conhecer uma outra parte da cidade que não havia ido antes, como o Castelo de Montjuïc que achei simplesmente maravilhoso.

Claro que é melhor caminhar para conhecer bem todos os pontos turísticos da cidade, mas se você tem poucos dias, esse ônibus pode ser uma ótima opção.

3. Praias próximas a Barcelona

Sitges
Sitges

Com certeza as praias de Barcelona não são as mais bonitas, mas não muito longe dali encontrará praias maravilhosas. Há uma cidade a somente 30 minutos de trem de Barcelona que você não pode deixar de conhecer, Sitges. Trens saem frequentemente da estação de Sants à essa pequena cidade na costa espanhola. A praia e a cidade são lindas e os bares e restaurantes são bem animados. Vale a pena até ficar hospedado pelo menos uma noite.

Outra cidade praiana que adorei foi Tossa de Mar. A praia é bem diferente, em vez de areia é cheia de pedra e perto dali também poderá conhecer as ruínas de uma vila romana. O melhor jeito de chegar lá é de carro ou de ônibus (como fomos). O ônibus sai da Estação Nord em Barcelona e demora por volta de 1 hora e 30 minutos até a estação de ônibus de Tossa de Mar. Essa cidade fica na região de Costa Brava e todas as praias nessa área são conhecidas por serem deslumbrantes.

4. Mercado

La Boqueria
La Boqueria

Existem vários mercados (feiras) em Barcelona, sendo o mais famoso La Boqueria. Se você gosta de comida fresca e gostosa vai adorar esses mercados espanhóis.

Da última vez que fiquei hospedada em um apartamento em Barcelona, estávamos bem perto do Mercado San Antonio e todos os dias íamos comprar frutas, pães, queijos e presunto espanhol para preparar o café da manhã no apartamento. Com certeza uma das coisas que amo mais na Espanha é a comida.

5. Não coma na la Rambla

Leia também  Inverno em Londres

Pelo motivo que amo comida espanhola recomendo não comer na rua La Rambla. Com certeza essa é uma das ruas mais famosas de Barcelona, mas por essa razão também é a mais turística.

Essa é uma ótima rua para conhecer e passear, mas não recomendo para comer uma comida autêntica espanhola. Os preços são bem mais altos que outros lugares em Barcelona e a comida e bebida são de menores qualidades. Um ótimo bairro para comer comida bem autêntica é L’Eixample e para comer ótimos frutos do mar é na região de Barceloneta.

6. Tapas

Tapas: patatas bravas, lula frita e chorizo
Tapas: patatas bravas, lula frita e chorizo

É meu tipo de comida espanhola favorita e recomendo experimentar enquanto estiver em Barcelona ou qualquer lugar na Espanha. Tapas são como petiscos e são ótimos para comer enquanto estiver tomando um vinho, uma sangria ou cerveja.

Um dos tipos de tapas mais famosos são o jamon serrano (um presunto curado espanhol), patatas bravas (cubos de batata frita com um molho apimentado), croquetas (tipo uma coxinha com recheio de presunto, camarão ou queijo), tortilla espanhola (omelete com batata) e gambas al ajillo (camarão frito no alho e óleo). São comidas bem gordurosas, mas também deliciosas.

7. Transporte

Barcelona tem um excelente sistema de transporte público e você nunca estará muito longe de uma estação de metrô. Além disso, é muito fácil ir de trem para cidades próximas como Sitges que citei acima e há muitos táxis pela cidade a preços razoáveis.

Para quem vai usar bastante o transporte público e quer economizar, existe um passe que dá direito a viagens ilimitadas em qualquer transporte por 2, 3, 4 ou 5 dias. Eu nunca usei esse passe, pois sempre fico hospedada em áreas mais centrais próximas a maioria dos pontos turísticos e acho fácil andar para a maioria dos lugares. Geralmente compro bilhetes individuais ou o T-10, que são 10 bilhetes que podem ser usados para várias pessoas.

Metrô Plaça Catalunya
Metrô Plaça Catalunya

Alguns pontos turísticos como o Parque Güell e o Castelo de Montjuïc provavelmente precisará usar transporte público para chegar, pois ficam longe do centro da cidade. Você poderá planejar sua viagem no site da TMB, que é a companhia de transporte de Barcelona. No site também há informações sobre bilhetes e passes.

8. Melhor época para visitar

Sem dúvida para mim a melhor época do ano para aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer é durante o verão. As temperaturas são bem mais altas, quase nem chove e todo dia faz tempo bom. Para quem mora em Londres, Barcelona é um paraíso.

Se você é daqueles que prefere temperaturas mais amenas e menos turistas, abril e setembro serão épocas melhores para visitar a cidade. Não estará tão calor como no verão, mas a temperatura ainda estará agradável.

Só de escrever esse texto sinto muita saudades dessa cidade tão alegre e vibrante. E você conhece Barcelona ou ainda está pensando em planejar sua viagem?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *