Expectativa vs Realidade: Morar em Londres

Muita gente sonha em morar em Londres. A terra da rainha, do James Bond, do Harry Potter e do Sherlock Homes. E também se sentir como o Hugh Grant ou Julia Robert no filme “Um lugar chamado Notting Hill”.

Claro que quando estava a passeio em Londres também me senti em um filme, mas morar aqui a realidade é outra.

Para descontrair fiz uma lista das expectativas que temos antes de vir morar em Londres versus a realidade

Expectativa: Vou falar inglês fluente em 3 meses

falar inglês

Realidade: Se você estudar e falar inglês todos os dias talvez em um ano o seu inglês estará bom.

what

Você não aprendeu a falar português em 3 meses, não espere isso do inglês. Essa não é uma terra mágica, na qual você coloca o pé aqui e todas as palavras em inglês começam a aparecer na sua cabeça.

A realidade de muitos estrangeiros aqui é que acabam passando anos morando na Inglaterra e nunca aprendem a falar o inglês corretamente. Aprender uma língua exige muito dedicação e prática. Precisará estudar bastante e tentar falar o inglês o máximo possível.

Expectativa: Vou só comprar roupa de marca, pois é bem mais barato em Londres

compras em Londres

Realidade: Provavelmente irá comprar a maioria das suas roupas numa loja chamada Primark.

Pra quem não conhece a Primark (praticamente todo mundo que mora em Londres conhece),  é uma loja que vende roupas, acessórios, sapatos, produtos de beleza, tipo de tudo e por muito barat0, mais barato mesmo (estou falando de roupas por 2-3 libras).

Por mais que roupas de marca sejam mais baratas aqui, o custo de vida em Londres é caro. Então em vez de comprar um casaco novo da Burberry, você poderá comprar todas as roupas que precisará para o inverno todo na Primark. E essa provavelmente será a realidade, porque ninguém também virá magicamente rico quando vem para Londres.

Expectativa: Quando mudar para Londres vou comprar um carro importado

Realidade: Provavelmente nem terá um carro e vai usar o transporte público

anadando de bicicletaPor mais que seja possível comprar uma BMW conversível por mil libras, os custos de ter um carro em Londres são muito altos. Você nunca usará o carro para ir trabalhar, pois são 10 libras por dia para dirigir no centro de Londres, não conseguirá estacionar em lugar algum, a gasolina é cara e o trânsito é intenso, sem contar seguro e impostos.

Leia também  5 costumes ingleses esquisitos

Além de que dificilmente alguma casa em Londres terá garagem, então terá que pagar uma taxa anual para estacionar na rua.

É dez vezes mais rápido, barato e eficiente usar o transporte público e todo mundo usa.

Provavelmente comprará uma bicicleta ou scooter que é a forma mais barata de locomoção em Londres, não aquele carrão que queria.

 

Expectativa: Morar em uma casa igual do filme “Um lugar em Notting Hill”

notting hill

Realidade: Se você tivesse chegado em Londres há uns 30 anos atrás isso talvez seria possível, agora é muito difícil para a maior parte da população.

Uma casa pequena parecida com a do filme de dois dormitórios no momento custa por volta de 2 milhões de libras. Eu não sei você, mas se eu tivesse essa quantidade de dinheiro eu não compraria uma casinha em Notting Hill, mas sim um casão há uns 15 minutos dali.

Propriedade e aluguel em Londres são caríssimos e provavelmente em vez de morar em Notting Hill irá morar um pouco mais afastado dividindo casa com mais algumas pessoas.

Expectativa: Fazer um boneco de neve em Londres

Realidade: Dificilmente em Londres

boneco de pedra

Neva em Londres, mas não acontece todo ano, e quando neva aqui não é igual a dos filmes americanos.

A neve é pouca e muitas vezes não o suficiente para amontoar no chão. Por causa disso, essa neve é meio aguada e virá gelo sujo nas ruas. Não tão bonito e bem mais perigoso.

No centro de Londres, não verá neve nenhuma nas ruas por causa do metrô que esquenta o chão e faz a neve derreter. Além de que o governo sempre coloca sal para derreter o gelo e são tantas pessoas andando pelo centro da capital que não tem como a cidade ficar branquinha.

Não se desesperem, já fiz um boneco de neve uma vez em cinco anos morando aqui. Neve acontece aqui, mas se quiser realizar seu sonho precisará visitar algum outro país, como Canadá ou Noruega.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *