Esquisitices inglesas

Para quem não sabe, já moro há cinco anos em Londres, e nesse tempo já presenciei muitas esquisitices. Escrevi há um mês atrás sobre os costumes esquisitos ingleses, como pedir desculpas por tudo e tomar chá com leite. Mas as esquisitices não param por aí. Há muito mais coisas que acontece na terra da rainha.

1.Calor de 14 graus

roupas de verão no invernoMuita gente que mora na Inglaterra reclama do clima, mas não é pra menos. No verão a temperatura fica por volta dos 18 a 22 graus e raramente chega a 28-30 graus e, quando chega todo mundo está quase morrendo de calor. Depois desse verão “tão quente”, a temperatura por volta de outubro começa a cair e, geralmente no inverno fica por volta de 8 a 12 graus e algumas vezes caindo até 0 graus (chequem o artigo Inverno em Londres). Para piorar as coisas no inverno o dia amanhece ás 8am e anoitece ás 3:45pm, ao contrário do verão que há luz do dia das 4am ás 10:30pm. Além disso, os dias de calor não duram nem três meses e o frio dura mais que seis meses. Não é justo né? Então, esse clima da Inglaterra pode deixar qualquer um meio doido, especialmente no inverno pela falta de luz e calor.

Como os invernos são muito longos, o verão é ansiosamente esperado e qualquer sinal dele é motivo para ir ao parque, tomar sol e passar horas ao ar livre. Há uns dois anos atrás, em fevereiro, Londres presenciou o primeiro dia de sol do ano. Sol nessa época é raro e ninguém estava esperando ver as caras desse sujeito desaparecido por pelo menos mais um mês. Naquele dia fez 14 graus e um dia ensolarado (pelo menos a maior parte). Mas como o povo aqui é exagerado e empolgado demais, muita gente foi ao parque tomar sol, naquele calor! Vi muita gente usando roupa de verão, mulheres de vestido e homens de vestes. Blusas? Deixaram em casa.

2. TV Britânica

tv britânicaSe você achava que 8 horas de novela consecutivas na televisão brasileira é um exagero, a televisão inglesa talvez é pior, mas não em novelas, mas sim reality shows.

Eu não sei se é falta de imaginação de criar diferente programas para a TV aberta ou se a audiência realmente gosta da programação, mas nunca havia visto tantos programas parecidos e em sequência como aqui.

Programas de culinária é o que não falta. Além daqueles que você provavelmente já ouviu falar, como “Master Chef”, que está no ar desde de 1990, e os programas do Jamie Oliver que estão na televisão britânica desde 1999, ainda há muitos outros desse tipo. Por exemplo, “The Great British Bake Off”, que é parecido com o “Master Chef”, onde os competidores asam bolos, biscoitos e comidas desse tipo. Esse show é tão famoso que já teve a versão Júnior e Atrás das câmeras (o que acontece nos bastidores do show). Seguindo o mesmo formato do “Bake Off”, criaram também o “The Great British Sewing Bee”, que é uma competição para descobrir o melhor costureiro amador da Grã Bretanha. Há também um mais parecido com o Master Chef, que é o Great British Menu, uma competição de culinária por chefs profissionais. Outro que não é bem uma competição, mas tem “Great British” no nome, é o “Great British Garden Revival”, que é sobre jardinagem . Resumindo, eles inventam um reality show, colocam The Great British no começo e qualquer coisa depois e dá certo.

Leia também  Experimentando comidas de Natal inglesas

Basicamente os britânicos adoram shows de culinária, jardinagem e imóveis. Alguns dos milhares de programas são: sobre culinária, Saturday Kitchen Live (3 horas cozinhando no sábado de manhã ao vivo), Two Greedy Italians (dois italianos viajando pela Itália cozinhando e comendo comida italiana) e Come Dine with Me (cozinheiros amadores convidam estranhos para jantar na sua casa e depois votam o melhor jantar); sobre jardinagem, The Big Allotment Challenge (show para descobrir o melhor jardineiro amador do Reino Unido); e sobre imóveis, Location Location Location (ajuda as pessoas convidadas a comprar a casa perfeita) e Home or Away (ajuda compradores a decidir na melhor casa no Reino Unido ou no exterior). Estes mencionados não são nem um terço dos show nessas categorias, há muito mais na TV aberta britânica. E eu ainda nem mencionei os milhares de shows de música e dança como The X Factor, Britain’s Got Talent e as milhares de versões do Dança dos Famosos, como o Dancing with the Stars, Dancing on Ice e Strictly Come Dancing.

Além de todos esses reality shows, para piorar a situação, a TV britânica também criou novelas em estilo reality show, como The Only Way is Essex e Made in Chelsea. Além disso, há também o muito conhecido Big Bother e outra versão dele o Big Bother Celebrities.

Ainda bem que existe Netflix!!!

3.Cúmulo da pontualidade

correndo atrás do onibusComo todo mundo sabe os ingleses são conhecidos pela pontualidade, mas o que presenciei nesse país foi um exagero em ser pontual.

Há uns dois anos atrás dividia casa com uma garota. Ela é o que se pode chamar de uma típica inglesa. Cresceu e fez faculdade fora de Londres, mudou para cá depois que se formou e segue todas as regras a risca. Para resumir uma garota bem certinha.

Todas as manhãs ela pegava um ônibus para ir trabalhar. Os ônibus em Londres geralmente são pontuais e seguem as planilhas de horários, então não é necessário ficar esperando muito tempo no ponto de ônibus. Ela sabia o horário do ônibus e sempre saia no mesmo horário. Um dia ela perdeu o ônibus e ficou muito brava que teve que ficar esperando 10 minutos no ponto até o próximo chegar. 10 minutos que cúmulo!

Naquele mesmo dia ela chegou em casa reclamando do incidente que aconteceu de manhã e disse que escreveu um e-mail para a companhia de ônibus reclamando que ela perdeu o ônibus e teve que esperar 10 minutos para o próximo, tudo porque o ônibus havia chegado 2 minutos adiantado do horário. Como assim adiantado? Que absurdo! Devia levá-la ao Brasil. Com certeza ela entraria em pânico com o transporte público 😅

Cada dia mais que moro em Londres descubro mais esquisitices por aqui. E você tem alguma esquisitice para contar? Deixe seu comentário abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *