Como viajar mais

Muitos de nós temos vontade de viajar pelo mundo, conhecer lugares e culturas diferentes, mas achamos que isso é somente um sonho e que nunca se tornará realidade. Falta dinheiro, tempo, companhia, simplesmente falta tudo para esse sonho se tornar concreto.

Vamos deixar o que falta para lá e focar em como podemos viajar mais. Coloquei alguns passos que ajudará a tornar possível viajar bastante neste ano.

1. Concretize o sonho

mapa do mundoA primeira coisa que terá que fazer é concretizar a ideia de viajar. Em minha opinião a melhor maneira é colocar no papel os objetivos que você quer atingir no ano.

Pegue um pedaço de papel e escreva os lugares que você gostaria de conhecer, mesmo que você ache que é impossível. Coloque destinos perto de você e também longe. Visitar lugares que você pode chegar por meio terrestre ou até duas horas de avião geralmente são bem mais baratos e significa que poderá viajar mais vezes no ano. Isso não significa que não poderá fazer uma viagem grande. Tudo que é planejado se torna mais possível de virar realidade.

2. Finanças – Quanto custa a viagem?

Esse é uma das barreiras para muita gente e muitos desistem de viajar antes mesmo de saber quanto realmente a viajem iria custar. Eu gosto de colocar no papel essa parte pois é a parte mais importante de tornar a minha viagem realidade. Antes de fazer as finanças muitas vezes acredito que a viagem será muito cara, que não terei dinheiro suficiente e que não poderei ir esse ano.

custo viagemHá 3 meses, acordei um dia com uma ideia de viajar para a Austrália. Na minha cabeça isso seria somente possível se milagrosamente ganhasse na loteria, pois não teria dinheiro suficiente. Meu primeiro passo então foi colocar no papel como poderia tornar esse sonho realidade (sem a parte de ganhar na loteria). Comecei a pensar como seria possível fazer essa viagem com pouco dinheiro. Uma ideia que surgiu foi trabalhar enquanto viajasse.

A Austrália concede um visto para algumas nacionalidades chamado “Work Holiday Visa”. Esse visto permite ao viajante trabalhar em restaurantes, cafés, fazendas e outros lugares que não necessitam de especialização por um ano, sendo que não mais que 6 meses em um único lugar. Com esse visto poderia trabalhar para me manter na Austrália e pagar pela minha viagem pelo país.

Também poderia diminuir meus custos ficando hospedada em casa de conhecidos, usando o couchsurfing (escrevi um pouco sobre esse website em outro post), acampando e ficando em albergues. Opções existem e se guardasse dinheiro suficiente para sobreviver um mês seria o necessário para eu me estabilizar no país.

Calculo sempre quanto é o mínimo necessário que preciso para fazer qualquer viajem, pois assim, se economizar mais dinheiro poderei aproveitar um pouco mais com um dinheiro extra.

3. Economizar

Agora que sabe quanto dinheiro necessitará incluindo a passagem aérea, a segunda parte é calcular quanto poderá economizar por mês e quanto tempo levará para juntar o dinheiro necessário.

O primeiro passo é calcular seus custos fixos por mês, por exemplo celular, contas de casa, aluguel, academia, assinatura do Netflix e qualquer outra conta que pague mensalmente. Revise esses custos e veja o que poderá cortar para economizar.

Agora adicione as contas que variam, por exemplo alimentação e combustível. Eu estipulo um valor para essas contas por semana, pois geralmente esses custos são semanais e qualquer valor que não for gasto vai direto para o cofrinho da viagem.

Leia também  Usando Airbnb nas suas viagens

O último cálculo é o mais difícil e provavelmente onde você gasta a maioria do que poderia estar economizando. Esses são custos com entretenimento e imprevistos. Você deve estar pensando, se eu parar de sair e comer fora completamente vou poder economizar para viajar. Sim, terá que diminuir bastante nos seus gastos com entretenimento, mas é sempre bom planejar uma quantia para esses gastos e para imprevistos. Se até o final do mês não gastar a quantia estipulada, ótimo, terá economizado mais para sua viagem.

Eu tento economizar entre 1/4 e 1/3 do meu salário todo mês. É difícil fazer essa economia e requer muita disciplina, mas vale a pena o sacrifício. Muitas vezes para chegar ao valor que estipulei para economizar por mês, faço trabalhos ou hora extras. Por exemplo, eu trabalho algumas vezes de babá e ando com cachorros de outras pessoas nas horas extras para poder economizar mais. Algumas ideias de trabalhos extras são: fazer currículos, ensinar inglês ou outras línguas, ajudar em trabalhos escolares, lavar carro, promover festas ou qualquer outro trabalho que possa fazer em horas extras.

economizar

4. Cartões de crédito

Agora que você já sabe para onde irá viajar e  já fez os cálculos e sabe quanto vai economizar por mês, está na hora de comprar a passagem (avião, ônibus ou trem). As passagens geralmente sempre tendem a ficar mais caras quando vai chegando mais próximo do dia de partida, principalmente se for viajar no período de férias ou feriado. Uma ótima opção para comprar passagens mais barato antes mesmo de começar a economizar é usar o cartão de crédito. Muitos cartões também oferecem milhas e opção de parcelamento. Não se esqueça de pagar o cartão em dia e se manter no seu planejamento que estipulou. Taxas no cartão podem ser altíssimas e se não pagas em dia, todos os seus esforços para viajar com menos dinheiro irão por água abaixo.

Eu também uso o cartão de crédito para reservar hospedagem, principalmente em alta temporada. Muitas vezes as acomodações mais baratas são reservadas com muita antecedência e de última hora só sobram lugares mais caros.

5. Não perca o foco

Muitas vezes é difícil economizar por meses por uma viagem de duas semanas, mas não perca o foco. Se você manter-se no que foi planejado, irá economizar mais rápido do que pensava e poderá viajar mais também.

E não planeje somente viagens longas. Viagens curtas de final de semana são ótimas também e mais baratas. Terá oportunidade de conhecer lugares no seu próprio país e também pequenas viagens irão te motivar mais para economizar para a sua viagem mais longa.

Se não tiver companhia para viajar, vá sozinho. Também há vários grupos no Facebook de viajantes procurando companhia. Algum deles são: CSF – Mochileiros – Europa, Mochileiros na Europa, MochileirosViajantes Independentes e Mochileiros (Grupo Fechado).

É possível viajar mais nesse ano. Você só precisa de planejamento e foco para seguir o que foi planejado.

 

4 comentários em “Como viajar mais

    1. Olá,
      Work Holiday Visa não está disponível para brasileiros. Brasileiros podem pegar um visto de 3 meses como turista ou visto de estudante (conheci vários brasileiros com esse visto).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *