Como superar seu medo de viajar sozinha

Viajar sozinha é o sonho de muitas mulheres, mas ás vezes o medo ou a pressão da família e amigos pode te paralisar de correr atrás de seu sonho. Abaixo coloquei cinco dicas que vai te ajudar a vencer seus medos e tabus e te ajudar a colocar o pé na estrada.

Amsterdã
Amsterdã

1. Procure inspirações em outras viajantes
Se você não tem nenhuma amiga ou membro da família que já viajou sozinha, procure inspiração em outros lugares. Existem vários blogs e websites com dicas de viagem e relatos de outras mochileiras que viajam explorando o mundo.
Eu achei inspiração em um membro da minha família, minha tia. Ela com apenas 18 anos, saiu de São Paulo sozinha e foi morar em Salvador e tentar a vida lá. Claro que não foi fácil, mas a experiência e até as dificuldades a fez crescer.
Eu tomei um rumo parecido, mas fui mais longe. Quando tinha 19 anos fui sozinha para os Estados Unidos. Morei lá por dois anos, antes de resolver fazer uma viagem de dois meses ao redor do mundo. Até agora não parei de viajar e recomendo para cada uma de vocês de tomar essa iniciativa e explorar o que o mundo tem a oferecer.

2. Não deixe outras pessoas te desanimar

Bruges, Bélgica
Bruges, Bélgica

Quando se está planejando a sua viagem de mochileira é normal contar pra todo mundo sobre seu grande plano. Claro que muitas pessoas vão tentar te desencorajar de seguir em frente. Você ouvirá muito “é muito perigoso”, “você não deveria ir sozinha”, “e se acontecer alguma coisa?” e entre outras frases sem suporte algum para você. Eu sei que isso pode ser desanimador, mas as pessoas que te amam se preocupam.
Para vencer esse obstáculo, explique para as pessoas que realmente te importam, porque está fazendo essa viagem e quão importante é para você. Sempre que vierem com motivos para você desistir de sua viagem, esteja preparada com uma solução para os problemas que te mostrarem. Afinal eles não leram todos os artigos e blogs que você leu sobre viajar sozinha.

3. Esteja bem preparada
Conhecimento é o melhor jeito de vencer os medos. Leia bastante sobre os lugares que irá e saiba o que esperar de cada lugar. Alguns lugares não são tão seguros para mulheres, como também qualquer viajante, e é melhor saber disso antes de chegar lá. Em alguns locais, como trilhas, lugares remotos e tribos indígenas, necessitará de um nativo pra te mostrar a região. Outros países, como a região árabe, por motivo de religião ou segurança precisará usar roupas que cubram boa parte do corpo.
Se preparando bem, você se sentirá mais confiante para ir e explorar o mundo.

Leia também  Viajando pela Europa: o que precisa saber

4. Saiba como se manter segura
tigre em Chiang MaiParte de se preparar para a viagem é saber como se manter segura. Aprenda com outras viajantes que fizeram mochilão e leia artigos de como viajar em segurança.
A boa noticia é que isso não é tão complicado. Você praticamente precisará fazer o que você faz normalmente no lugar em que mora para se manter segura. Alguns lugares são até mais seguros, em outros, precisará mudar apenas alguns hábitos. Em resumo, não fique mostrando por aí suas coisas de valores, cuidado para não ficar muito bêbada e não confie em qualquer um.

Um dica, confie na sua intuição. Mulheres tem esse poder especial que nos livra de muitas enrascadas. Saiba também que há muitas mulheres como você que viajam de mochileira todo ano e tudo ocorrem muito bem. Siga essas dicas e você também terá uma viagem de sucesso.

5. Mantenha sua mente aberta
Viajar sozinha é uma ótima experiência. Você pode ser exatamente quem quer ser, sem ser julgada por ninguém. Além de poder fazer o que quer sem a opinião e influência de amigos, família e da própria sociedade.
Deixe a sua pessoa real aparecer e brilhar. Além de explorar o mundo, também descobrirá muito sobre você mesma, o quão independente, capaz e corajosa que é. Mantenha sua cabeça aberta e aproveite a experiência que viajar sozinha te dará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *