Como sobreviver a uma longa viagem de avião

Se você está lendo esse artigo, provavelmente você gosta de viajar. Mas quem não gosta? Sair da rotina, conhecer pessoas e lugares diferentes, se expor a uma nova cultura e se divertir.

A parte que menos gosto (e acho que muitos vão concordar comigo) é a jornada. Pior ainda é a jornada de quando suas férias acabaram e tem que voltar para casa.

Espero que um dia inventem uma maneira mais rápida de chegar de um lugar ao outro, mas também não posso reclamar muito. Meu bisavô demorou 3 meses para chegar da Espanha ao Brasil 100 anos atrás, e hoje temos o conforto de pegar um avião e fazer a mesma viagem em somente 10 horas.

Por mais que os meios de transporte tenham melhorado muito, ainda sim é difícil passar horas em uma cadeira apertada dentro de um avião.

Nesse momento estou fazendo uma das maiores viagens de avião que já fiz. São mais de 24 horas de voo para chegar de Londres a Melbourne. E para piorar, ainda tem a diferença de fuso horário de 11 horas entre essas cidades.

Quem já fez jornadas longas desse tipo sabe que é difícil, mas dá para aguentar. Selecionei algumas dicas para ajudar a tornar essas viagens um pouco mais agradáveis.

avião1. Usufrua da tecnologia

Verifique antes de viajar se a companhia área na qual estará voando providencia entretenimento a bordo. Estou voando pela Emirates e a seleção de filmes, jogos, música e seriados no voo são excelentes. Eles também providenciam fones de ouvido, mas sempre gosto de levar o meu.

Já voei com outras companhias que não providenciavam fones de ouvidos ou que nem possuíam entretenimento durante o voo. Nesse caso faça vários downloads no seu tablet ou laptop de filmes e seriados e não esqueça seu fone de ouvido. Livros, revistas e jornais são ótimos para te manter ocupado também. Você terá tempo de sobra para assistir aquele filme ou ler aquele livro que tanto queria.

A Emirates também providencia WiFi durante o voo. A conexão não é muito boa ou rápida, mas achei OK para usar no smartphone. Somente oferecem 10MB de graça, mas poderá comprar mais 500MB por 1 dólar, o que é um preço razoável.

2. Vista roupas confortáveis

Use uma calça larga, camiseta e moletom. O assento no avião já é bem desconfortável, você não precisa também estar vestindo roupas apertadas e sem conforto nenhum.

Lembre também que geralmente faz um friozinho dentro do avião. Então tenha uma blusa e meias para se manter aquecido.

Se não quiser ir vestindo para o aeroporto roupas que parecem pijamas, coloque na sua bagagem de mão uma troca de roupas confortáveis. Também escolha um calçado que seja fácil de colocar e tirar quando precisar ir ao banheiro.

Leia também  3 TED Talks que irão te inspirar à viajar pelo mundo

emirates3. Mantenha-se hidratado

Eu gosto de levar uma garrafinha de água vazia e enche-la depois que passar pelo detector de metais. Geralmente nos aeroportos encontrará bebedouros de água, onde poderá encher sua garrafa de água. Além disso, água também é providenciada sem custo nenhum no avião.

É importante manter-se hidratado. Você não vai dormir direito, o corpo depois de algumas horas de voo começa a doer e você não quer criar mais problemas para o seu corpo por não beber água.

4. Evite bebidas alcoólicas

Eu sei que é muito tentador beber vários vinhos e whisky durante o voo para ajudar a passar o tempo, principalmente quando algumas companhias áreas, como a Emirates, oferecem bebidas alcoólicas ilimitadas durante o voo. Mas a bebida só ajudará na desidratação do seu corpo, além de dar uma tremenda ressaca junto com a sua jet lag (fadiga de viagem).

5. Alongue

Toda vez que for usar o banheiro ou simplesmente dar uma caminhada pelo avião, dê uma alongada nas suas pernas, braços e coluna. É sempre bom para ajudar na circulação, pois ficará na mesma posição por muitas horas.

dormindo no avião6. Traga acessórios

As pessoas no avião são barulhentas, sempre tem alguém passando ao seu lado ou conversando e as luzes sempre ficam acendendo toda hora. A cadeira é desconfortável e apertada. Com certeza o pior lugar para dormir.

Alguns acessórios que podem te ajudar muito são: uma viseira, um tampão de ouvido ou fones de ouvido que cancelam o som e travesseiro de pescoço. Não vou dizer que terá um ótimo sono, mas com certeza ajudará a melhorar a sua viagem pelo menos uns 30% 🙂

7. Quando nada funciona

Lembre que são somente algumas horas da sua vida. E, afinal, você provavelmente está indo ou voltando de uma viagem incrível. Então aproveite esse tempo para assistir uns filmes, ler uns livros e planejar sua viagem.

Por mais que voos longos sejam muito difíceis. O lado bom é que quanto mais longo o voo, provavelmente você estará viajando para bem mais longe de casa e explorando uma parte do mundo com pessoas e culturas bem diferentes da sua.

Espero que essas dicas te ajudem a ter um voo mais agradável. Se tiver alguma dica também ou essas dicas te ajudaram, deixe seu comentário abaixo.

Um comentário em “Como sobreviver a uma longa viagem de avião

  1. Viajei do Brasil para Sydney em 2012 (minha 1ª viagem Internacional).
    Não dormi.
    Assisti muitos filmes, shows ……. Ouvi muita música.
    Comidinhas deliciosas.
    Fiz anotações no meu diário de viagem.
    Amei tudo, foi tranquilo.
    Quando cheguei à Sidney não tive jet lag!
    Enfim, foi maravilhosa minha viagem de ida e volta.
    Ano que vem pretendo ir de novo.
    Obrigada pelas dicas, sempre passo adiante.
    Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *