COMO MANTER SUA SAÚDE MENTAL E FÍSICA COMO UM NÔMADE DIGITAL

Viajar pelo mundo e trabalhar é o sonho de muitas pessoas, mas para aqueles que estão nessa estrada por um tempo sabem que nem tudo são flores. Viajar e trabalhar constantemente pode ser um desafio. Muitos Nômades Digitais reclamam em terem dificuldades em permanecer motivadas e saudáveis, de fazer amizades duradouras e até de depressão.

Para a maioria das pessoas que vivem fora do mundo dos Nômades Digitais, isso pode parecer insano que você esteja se sentindo deprimido e vivendo a vida dos sonhos ao mesmo tempo. Por mais insano que pareça, se seu corpo e sua mente não estão alinhados, não importa o que você faça ou onde more, você ainda pode ficar deprimido, desmotivado e solitário.

É importante manter o corpo e a mente sob controle e dedicar um tempo para si mesmo a fim de criar um estilo de vida de nômade digital duradouro. Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo:

1. FAÇA CONEXÕES

Mudar para novos lugares e ter que fazer novos amigos pode ser cansativo uma vez que você teve que fazer isso já algumas vezes, mas é importante criar amizades em todo o lugar que estiver.

Participe de eventos da cidade, envolva-se com os habitantes locais e faça um esforço para criar conexões e amizades duradouras em sua área.

A maioria dos nômades digitais escolhem cidades onde já existe uma comunidade de viajantes. Entre em contato com eles. É uma ótima oportunidade para compartilhar idéias e se conectar com pessoas como você.

2. EXERCITE-SE REGULARMENTE

Além de ser uma ótima maneira de manter seu corpo saudável, pode ser uma boa maneira de fazer novos amigos e permanecer motivado.

A maioria dos nômades digitais escolhem esse estilo de vida para seguir sua paixão e ter tempo para seus hobbies. Cuidado para não se envolver demais com o trabalho e esquecer de se divertir. Defina uma rotina para fazer o que você gosta. Faça uma caminhada, corra, pratique yoga, pratique um esporte, surfe e talvez até aprenda um novo esporte.

3. DEFINA UMA ROTINA

Para quem não conhece, parece que os nômades digitais trabalham quando querem, mas isso não é necessariamente verdade. Como um nômade digital, você ainda tem que cumprir prazos e horários comerciais, por isso é importante definir uma rotina e determinar seu horário de trabalho.

Verifique se sua rotina está bem equilibrada. Sou culpada de as vezes passar horas que deveria estar trabalhando apenas navegando na internet e mídias sociais. Se você limitar a quantidade de horas de trabalho, trabalhará com muito mais eficiência e terá mais tempo para aproveitar suas horas de folga.

4. MEDITE

Reserve um tempo para meditar em sua rotina. Apenas 10 minutos por dia são suficientes para limpar sua mente e te trazer para o momento presente.

A meditação pode ajudá-lo a entrar em um “estado de fluxo“‘, que ajudará você a trabalhar melhor e ser mais criativo. De acordo com a psicóloga Dra. Teresa Amabile , da Universidade de Harvard , quando você entra em um estado de fluxo sem interrompimento, você fica mais feliz e realizado, não apenas naquele momento, mas também por até três dias depois.

A meditação não é apenas uma ferramenta poderosa para limpar sua mente, mas também para ajudá-lo a ser mais criativo, trabalhar melhor e ser mais realizado em sua vida.

5. DESCONECTE

Trabalhar on-line com clientes de diferentes fusos horários pode ser assustador às vezes. Percebo que somente consigo tirar uma folga do trabalho, quando me desconecto completamente do celular e laptop.

Vivemos em uma época em que as pessoas esperam que todos respondam às suas mensagens, chamadas e e-mails imediatamente, o que pode interromper o fluxo criativo.

Pelo menos uma vez por semana, vá a algum lugar em que se sinta em paz e possa realmente se desconectar do seu trabalho. Deixe seu celular em casa, para que nada possa incomodá-lo, e aproveite o lugar que você escolheu para ser seu lar naquele momento.

6. MANTENHA O FOCO

Nem sempre é fácil manter-se motivado ao trabalhar como um Nômade digital, especialmente para aqueles que têm seu próprio negócio ou trabalham como freelancers. O fluxo de trabalho nem sempre é constante. Há épocas do ano que você tem tantos trabalhos que mal tem tempo para si mesmo e, em outras ocasiões, tem muito tempo livre. Essa falta de equilíbrio pode ser difícil para a mente e o corpo.

Para se manter saudável, tente tirar pelo menos um dia de folga nas épocas de pico, para que você possa descansar e focar em si mesmo.

O momento mais difícil pode ser quando o fluxo de trabalho cai e você está apenas preocupado em não ter trabalho (e dinheiro). Na minha opinião, durante esse período, a melhor coisa a fazer é se divertir. Trate como uma férias. Você ainda pode ainda trabalhar para tentar conseguir mais clientes, mas limite-se a 2 horas por dia e use o resto do tempo para fazer as coisas que goste. A época de trabalhar muito chegará novamente e, tendo tirado essa “férias”, o ajudará a manter o foco e a motivação da próxima vez que estiver sobrecarregado de trabalho.

Como você se mantém saudável trabalhando como um nômade digital? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.