Como escolher a mochila para um mochilão

Imagino que seja difícil para muitos escolherem a mochila certa para fazer aquele mochilão tão esperado. Já errei muito na escolha da mochila e já levei muita coisa desnecessária para as minhas viagens.

Para ajudar outros mochileiros a não cometerem os mesmo erros que cometi, resolvi escrever esse post.

Mochilas não são baratas e fazer a escolha errada quer dizer que irá usar a mesma mochila desconfortável por um bom tempo até poder comprar outra. Com certeza ninguém quer que isso aconteça e também não quer sofrer na viagem tendo que carregar uma mochila que não é prática e é muito pesada.

1.Tipo de mochilão que irá fazer

Existem dois tipos de mochileiros: o que casual e o explorador.

O mochileiro casual é o que a maioria das pessoas que vão fazer um mochilão são. Vão somente usar a mochila para transportar seus pertences de um ponto ao outro usando ônibus, aviões, trens, vans e carros. A maioria não irá acampar, mas sim se hospedar em albergues, casas de amigos, hotéis e airbnbs e também não farão trilhas de mais de um dia, geralmente deixam sua mochila no albergue e levam uma mochila pequena para fazer uma trilha durante o dia. Se você se encaixa nessa descrição como eu e a maioria dos mochileiros, necessitará de uma mochila prática, não muito grande e não terá necessidade de comprar uma mochila com espaço para colocar equipamentos.

O mochileiro explorador é aquele que vai fazer uma viagem que inclui trilhas por mais de um dia e provavelmente necessitará acampar. Irá precisar levar equipamentos para viagem, não somente roupas e produtos de higiene pessoal. Esses mochileiros vão precisar de uma mala com um bom suporte e espaço para encaixar equipamentos específicos para sua viagem.

Como ainda não fiz nenhum tipo de mochilão tipo explorador, vou somente explicar qual tipo de mochila é a melhor para o mochileiro casual.

2. Qual é a mochila certa?

Agora que você já sabe que tipo de categoria você se encaixa, qual então seria a mochila certa para levar na viagem?

Quantidade de litros:

Não acredito que ninguém precise mais do que 60 litros em uma viagem. Eu recomendo uma mochila entre 40 a 50 litros, mais do que isso começa a ficar pesado para carregar e provavelmente você já estará levando coisas que não irá usar. Tente manter a sua mala o menor possível, isso facilitará muito na hora do transporte e de refazer as malas.

tailandia
Eu e minha mochila gigante

Quando fui fazer o meu primeiro mochilão comprei uma mochila maior do que precisava e também levei muitas coisas. Além disso, comprei muitas coisas no caminho e tive que comprar outra mochila menor quando estava na Tailândia. Fazer um mochilão e carregar duas malas não foi muito divertido. Mas aprendi a lição e agora levo o menos possível.

Tipo de mala: com ou sem rodinha

Isso vai depender de você e do tipo de viajem que fará. Se for viajar para cidades grandes, não andará muito com a mala e usará mais trens, aviões e táxis, a mala de rodinha pode ser uma opção.

Eu já viajei muito pela Europa como uma mala pequena de rodinhas. As calçadas aqui são bem pavimentadas e os trens e ônibus possuem compartimentos para malas. Não é difícil viajar com uma mala de rodinha pela Europa, mas acredito que perca um pouco da mobilidade. Por exemplo, tentar achar o hotel/albergue/airbnb puxando uma mala e olhando por direções no celular e um mapa seria bem mais fácil se tivesse as duas mãos livres. Também acho difícil puxar a mala em ruas de paralelepípedos que são muito comuns na Itália e em outras cidades européias.

Na minha primeira viagem comprei uma mochila híbrida, com rodinha e que também pode ser usada nas costas. Essa mala foi ótima na minha primeira viagem, pois havia levado muita coisa e seria extremamente difícil carregar tudo o que havia colocado na mala. Tive que usar uma vez como mochila e foi terrível, pois estava muito pesada e as rodinhas machucavam as minhas costas.

Como agora viajo leve, opto sempre por uma mochila sem rodinhas. Posso viajar para qualquer terreno sem problema, é fácil de se locomover e também posso levar como uma mala de mão na maioria das companhias aéreas europeias.

Leia também  Usando Airbnb nas suas viagens

Uma opção de mochila com suporte e rodinhas é a Osprey Sojourn 60. è uma mochila de 60 litros com vários ajustes para as costas.

O que a mochila precisa ter:

Para mim a mochila ideal para fazer um mochilão para qualquer lugar do mundo tem que ter alguns requisitos:

  • Ter entre 40 e 50 litros

    Osprey Porter 46
    Mochila que abre como uma mala
  • Abrir completamente como uma mala e não como algumas mochilas de camping que abre por cima
  • As alças precisam ser retráteis para facilitar o despacho no avião
  • O tamanho máximo tem que ser compatível com o limite máximo de uma mala de mão para as companhias de avião europeias ( muitas companhias aéreas como Easyjet e Ryanair só incluem no preço da passagem uma mala de mão, a mala para despachar tem que ser paga à parte, clique aqui para saber mais)
  • Precisa ser confortável e durar pelo menos dois anos
  • Ter um compartimento para laptop
  • Estar na média de preço entre 100 e 200 dólaresosprey porter 46

Acabei escolhendo a mochila da Osprey, Porter 46. Essa se encaixa em todos os requisitos e é uma marca muito boa que oferece garantia para a vida.

Dessa mesma marca também gostei muito da Farpoint 40 e 55.  A Farpoint 40 se encaixava em todos os meus critérios, mas achei que seria bom ter um espaço extra com a Porter 46. A Farpoint 55 é uma ótima mochila de 40l que vêm com uma mochila de 15l anexada à maior. O único problema é que não poderia levar como mala de mão nos aviões na Europa, mas se isso não é importante para você essa seria uma ótima opção.

Outras mochila boas são:

Deuter Traveller 60+10 – para mulheres que precisam de uma mochila com mais espaço

Deuter Transit 50 – uma mochila mais compacta

Highlander Outdoor Explorer 45+15 – ótima mochila de viagem com um preço mais em conta

The North Face 55 – mochila compacta especialmente feita para mulheres

3. Onde comprar a mochila

A melhor opção seria visitar uma loja de esporte, como a Decathlon, e ter suas costas medidas por um profissional. Assim poderia comprar uma mochila que se encaixasse perfeitamente na suas costas. Teria então uma mochila confortável que poderia carregar por períodos longos de tempo sem te machucar. Eu recomendo visitar uma loja de esporte mesmo que você decida comprar sua mochila pela internet, assim saberá quais marcas e tipos de mochila serão melhores para o seu tipo de corpo.

4. Alternativa 

No Brasil uma mochila boa pode custar entre 500 a 1 mil reais e para muitos que economizaram tanto para fazer uma viagem isso será um gasto muito alto. Às vezes também irá viajar somente uma vez por somente 1 ou 2 meses e esse gasto seria excessivo.

Se você não quer investir tanto dinheiro em uma mochila ou se a durabilidade não é um dos seus requisitos, uma ótima alternativa é comprar uma mochila escolar para fazer sua viagem.

Mochilas escolares são feitas geralmente para durar pelo menos um ano de uso constante. Escolha uma que aguente carregar pelo menos 10 a 15 kilos (se você estiver levando mais que isso, provavelmente está levando muita coisa), tenha um bom suporte para as costas e que as alças sejam bem almofadadas. Essas mochilas não terão as mesmas durabilidades e encaixe nas costas como as que citei acima, mas é uma opção bem mais barata e que servirá muito bem para uma viagem de mochileiro (às vezes até duas).

5. Organizando a sua mala

Para saber mais como organizar a sua mala para um mochilão e do que levar clique aqui.

E você, qual é sua mochila favorita? Qual critério usa quando escolhe uma mochila?

2 comentários em “Como escolher a mochila para um mochilão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *