Como é morar em um país com um inverno rigoroso

Ouço muita gente falar que adora o frio e o inverno, mas a não ser que essa pessoa tenha morado em algum país que faz temperaturas próximas a zero grau por três meses ou mais, é difícil saber mesmo de quanto frio a pessoa adora. Eu prefiro dizer que gosto de frio em moderação.

Claro que é ótimo ficar de baixo das cobertas assistindo um filme enquanto está frio do lado de fora, mas dificilmente alguém fala que gosta de trabalhar ao ar livre num frio de zero grau.

Mas como é morar em um país que faz muito frio durante o inverno?

Tudo na vida tem seu ponto positivo e também negativo, e quando se trata de invernos rigorosos não é diferente. Morei em dois países que fazem muito frio, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Apesar dos dois países fazerem temperaturas abaixo de zero, os invernos são bem diferentes.

Para começar nos Estados Unidos morava em Atlanta, na Georgia, que fica no sul do país. Por mais que nevasse muito mais que em Londres e fizesse mais frio, os invernos eram bem melhores do que na Inglaterra. A maior dificuldade era dirigir durante essa época do ano.

carro congeladoPara quem não sabe, na maior parte dos Estados Unidos é quase impossível ir para qualquer lugar sem carro, e em Atlanta não é diferente. Usava meu carro todos os dias e esse era essencial para poder ir ao trabalho, escola, supermercado, basicamente em toda parte. Todas as manhãs quando acordava, tinha que descongelar o carro antes de ir a qualquer lugar. Mesmo se não houvesse nevado durante a noite, com certeza havia muito gelo no para-brisa. Havia sempre uma rotina, ligar o aquecedor do carro e espirrar um spray que descongela o para-brisa. O difícil era fazer tudo isso quando eu já estava atrasada para o trabalho.

Mas você deve estar se perguntando? Com certeza uma garagem fechada iria resolver esse problema, certo? Certo, mas nunca morei em nenhum lugar que havia garagem fechada. A maioria das pessoas deixa seus carros na rua, como acontece muito mais ainda aqui em Londres.

No sul dos Estados Unidos o período de frio não dura mais que 3 meses e também não neva muito, só o suficiente para ser divertido. Também usava o carro para ir a todos os lugares, então sempre havia aquecedor (no carro, nas casas, lojas etc.) e nunca passava frio. Com certeza o inverno é bem diferente para quem mora no norte do país ou no Canadá.

Mas como é o inverno na Inglaterra?

inverno em LondresO problema do inverno da Inglaterra não é o frio, mas sim a chuva e a falta de luz do dia.

Todo mundo sabe que a Inglaterra é famosa pela excessiva quantidade de chuvas e pelos dias serem muito cinzentos. Agora adiciona isso com muito frio, ventos e dias muitos curtos. Esse é o inverno na Inglaterra. Nada muito bonito ou divertido.

A maioria das pessoas que mora na Inglaterra vão te falar que o problema no inverno não é o frio, mas sim a falta de sol. Muitos falam “não me importo se estiver frio abaixo de zero se somente estivesse sol”. Pois é, aqui pode não fazer sol por até 6 meses. Ninguém merece!

As coisas aqui geralmente começam a piorar no final de outubro quando acaba o horário de verão e todos perdem uma hora de luz do dia no final da tarde. Daí tudo só tende a piorar. Os dias começam a ficar cada vez mais curtos e mais cinzentos. No dia 21/22 de dezembro, o dia mais curto do ano, amanhece por volta das 8am e anoitece antes das 4pm. O dia tem somente 7 horas e 49 minutos, o que é 8 horas e 49 minutos mais curto do que o dia mais longo do ano em 21/22 de Junho. Essa mudança drástica de horários pode levar qualquer um a loucura.

Leia também  Os melhores aplicativos para quem ama viajar

Mas o inverno não é tão ruim assim

Como temos invernos rigorosos todos os anos, as pessoas aqui criaram muitas maneiras de aproveitar essa época do ano.

chocolate quenteNo frio é ótimo para ir a um pub, ficar próximo a lareira, tomar um chocolate quente ou vinho quente, ir a um café, ficar em casa com a família e assistir maratona de seriados ou filmes. Além disso, é uma ótima época para visitar museus, assistir peças de teatro, ir ao cinema, praticamente tudo que envolve ir a um local fechado.

Com certeza no Natal é a melhor época para curtir o inverno. Poderá patinar no gelo, ir a feiras de Natal, ver as luzes de Natal acessas e ir a parques temáticos de inverno. Além de que, a cidade se transforma nessa época e todo mundo fica mais amigável.

O melhor do inverno é dia de neve. Como não neva muito na Inglaterra e em Londres é mais raro ainda, o dia de neve é muito especial. As escolas fecham, o transporte público tem muitos problemas e ninguém consegue chegar ao trabalho, mas isso não é um dia catastrófico, pois significa que ninguém precisa trabalhar ou estudar. Ótimo! Todos vão para o parque fazer bonecos de neve, deslizar na neve de trenó, fazer guerra de bola de neve e depois ir para um pub, pois todos os seus amigos estarão de folga. Dias de neve são raros, mas quando acontece são muito divertidos. Espero que tenhamos neve esse ano!

boneco de nevePor mais que os invernos sejam muito longos, é passageiro e em alguns meses o sol vai aparecer finalmente. O primeiro dia que faz sol e temperaturas acima de 15 graus é também muito emocionante para todos que passaram por esse longo e cinzento inverno. Nesse dia os parques estão cheios e já é motivo para comemorar, pois o verão não está muito longe. Ver uma florzinha nascendo na árvore já é motivo para ficar mais feliz.

Com certeza o dia no qual tudo começa a melhorar é quando o relógio muda de novo e entramos no horário de verão. Uma hora de luz do dia é adicionada ao final da tarde e os dias longos de verão ficam cada vez mais próximos. Yeah!!

Se você acha que os ingleses são rabugentos, dê uma trela. Com um inverno desse qualquer um ficaria mal humorado. Com certeza no verão os humores melhoram muito mais e as pessoas são mais amigáveis.

E você já passou o inverno em algum país que faz muito frio? O que achou? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *