Como desapegar de bem materiais

Sabe aquela música do filme Frozen “let it go” (ou em português livre estou)? Cante toda vez que você estiver apegado a coisas materiais rs

Sempre fui minimalistas e nunca tive em minha posse muitas coisas ao mesmo tempo. Minha família sempre me ensinou que para dar espaço para o novo precisaria me livrar do velho.  Nos últimos anos porém comecei a viajar bastante e viver em outros países e, possuir muitos bens materiais dificulta muito na hora de se mudar ou viajar.  Então, tive que me desapegar mais ainda e fazer caber todos os meus bens em no máximo 2 ou 3 malas de viagem (malas de 20 kilos).

Viver com o mínimo me fez me sentir mais livre e a perceber que havia desperdiçado muito dinheiro em coisas desnecessárias.

Quer saber também como viver mais leve?

1. Faça uma limpeza no seu armário

roupasDurante o tempo acumulamos muitas coisas e muitas dessas coisas, não usamos ou é simplesmente papelada que guardamos sem razão nenhuma. Tenho certeza que no seu quarto poderia encher uns dois sacos de lixo. Imagina quantas árvores foram desperdiçadas?

Faça uma limpeza no seu guarda roupa e  doe para instituições de caridade roupas, sapatos e objetos que não usa e que está somente acumulando poeira. Tenho certeza que vai achar muitas coisas que nem sabia que tinha.

Lembre se que se você não usou algo por 1 ou 2 anos, nunca mais irá usar. Pare de guardar tranqueira. Está na hora de se desapegar dos bens materiais e doar para aqueles que realmente precisam e irão usar o que está somente tomando espaço na sua casa e vida.

2. Faça uma limpeza de novo

Agora que você limpou seu quarto e casa de papeladas e várias roupas e sapatos que não usava e que estava ocupando espaço em seu armário, está na hora de fazer uma outra limpeza. Essa segunda limpeza será mais difícil que a primeira, pois agora terá que fazer tudo caber em 2 ou 3 malas.

Sabe aquela blusa que sua mãe te deu e você usou uma vez mas se sente mal de dar embora? Está na hora de doar.

Nessa segunda limpeza precisará ser prático e ficar com aquilo que realmente precisa, usa e gosta muito. Essa é a parte mais difícil pois terá que se livrar de coisas que já estão velhas, mas ainda gosta, coisas que tem um significado sentimental ou que foram caras, mas nunca usa.

Sei que é difícil desapegar de bens materiais, mas se sentirá mais leve e liberto.

bagunça

3. Não ponha sentimentos em objetos

Doar coisas que nunca usamos ou que não gostamos é mais fácil, o mais difícil é desapegar de objetos que tem valores sentimentais. Esse é um dos passos mais difíceis de seguir e somente nos últimos dois anos quando mudei de país 3 vezes que consegui me desapegar de objetos com valores sentimentais.

Quando mudei de Londres para o Brasil em 2014 me desfiz de muitas coisas que havia acumulado durante 4 anos em Londres. Coisas que nem sabia porque havia guardado por tanto tempo. Foi muito difícil me desfazer de tantas coisas (deu muito trabalho) e fazer tudo o que possuo caber em duas malas de no máximo 32kg (que era o limite de bagagem que tinha para voar para o Brasil). Depois dessa mudança prometi para mim mesma nunca mais acumularia tanta tranqueira.

Nove meses depois decidi voltar a morar em Londres e dessa vez teria que me desfazer de mais coisas que tinha para caber em duas malas de 23kg. Nesse momento tive que me desfazer de coisas que não iria usar em Londres e também de objetos de valores sentimentais.

Leia também  Trabalhando em um santuário para Cangurus

A um mês atrás mudei de novo, dessa vez para Austrália. Como agora estou bem mais desapegada a bens materiais, foi muito mais fácil fazer a mudança. Como havia alugado meu quarto em Londres por 6 meses (o período que estou viajando) tive que empacotar tudo o que tenho para deixar guardado para quando eu voltar. Tudo o que possuo coube em 2 malas de 23kg, o que quer dizer que depois de um ano em Londres não acumulei nada. Também estou viajando por 6 meses somente com uma mala pequena de 11kg e isso também quer dizer que não posso acumular nada durante a minha viagem. Com certeza as vezes é difícil viver com tão pouco, mas com certeza significa mais liberdade. Viajo mais leve e também estou livre de desapegos de bens com valores sentimentais. Minhas memorias ficam em fotos.

4. Pense antes de comprar

yogaTenho certeza que quando estava limpando seu armário achou várias roupas ainda com etiqueta. Estou certa? Nesse momento você se toca de quanto dinheiro desperdiçou e poderia ter usado para viajar mais.

Compramos muitas coisas por impulso ou influência de outros. Se você adora viajar como eu e quer desapegar de bens materiais, além de fazer uma limpeza e de se livrar de muitas coisas que não usava, também terá que parar de acumular mais coisas.

Agora que você tem mais espaço no seu quarto e ficou mais fácil de mudar ou viajar para outros lugares, não significa que poderá comprar mais coisas e começar a coleção de tranqueiras novamente. Toda vez que quiser comprar algo, pense bem se realmente precisava daquilo. Uma ideia é toda vez que comprar algo novo, se desfazer de algo velho. Desse jeito pensará bem se realmente necessita de mais uma roupa ou sapato e também ajudará a não aumentar o volume de coisas que possui.

5. Pense bem antes de fazer um financiamento

Esse é um tópico muito importante. Claro que muitas pessoas querem possuir um carro ou/e uma casa, mas não esqueça que o financiamento para pagar esses bens de valor vão te barrar a viajar.

Se pensa em financiar um imóvel, tenha certeza de que poderá alugar esse imóvel enquanto estiver viajando e que o valor do aluguel será o suficiente para pagar as parcelas do financiamento.

Compromissos de longo prazo podem de tornar um fardo na sua vida. Pense bem antes de se comprometer a pagar algo por muitos anos. Se quiser ter uma vida onde está livre para mudar de cidade ou país e onde pode viajar bastante, um financiamento pode te barrar a fazer isso.

Eu amo viver sem apegos materiais e isso me traz a possibilidade de viajar mais por menos. Tente se desapegar dos seus bens materiais e veja quão livre irá se sentir.

E você concorda? Também quer desapegar de bens materiais? Deixe seu cometário abaixo.

5 comentários em “Como desapegar de bem materiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *