Comidas típicas da República Checa

Quando viajo para um país sempre tento me envolver o máximo que posso na cultura do lugar tentando falar um pouco da língua, aprender os costumes e também experimentar as comidas típicas. Em Praga posso dizer que a maioria das refeições que fiz foi comida checa. Com certeza estava um pouco enjoada de tanta carne no final das férias, mas valeu a pena experimentar. Vegetarianos em Praga talvez sofreriam um pouco, mas como sou carnívora adorei a comida de lá.

Nakladny Hermelin, queijo em conserva
Nakladny Hermelin, queijo em conserva

Depois de um tempo em Praga comecei a perceber que muitas das comidas checas são curadas ou em conserva. Um queijo muito popular, o Nakladny Hermelin, também é em conserva. Este é bem parecido com um pequeno camembert, com gostos bem fortes de cebola, alho, ervas e pimentão e vem recheado (veja a foto). Poderá comer o queijo de três formas, assado, frito, ou ao natural. Eu somente não experimentei o frito, mas os outros dois são muito bons e sempre são servidos com pão (se come muito pão em Praga).

Prato de especialidades tchecas com pão com queijo
Prato de especialidades tchecas com pão com queijo

Além do queijo, existem muitas linguiças em conservas. Eu experimentei um prato com diversas especialidades tchecas no restaurante Kolkovna Celnice. Esse foi o local mais caro que comi, mas o local é mais requintado, mas muito bom. O prato incluía o queijo Hermelin, presunto tcheco, linguiça em conserva e linguiça de carneiro defumado, além de alguns pepinos e pimentas em conserva (veja foto) e tudo isso acompanhado com pão com queijo derretido.

O meio prato favorito em Praga foi o joelho de porco (veja foto). Comi no pub/restaurante Amos que fica próxima o Old Town Square, mas fora da área turística. O prato é suficiente pra duas pessoas, mas vi muitos homens comerem uma porção sozinho. Provavelmente terá que pedir um acompanhamento, como pão ou dumplings, pois quando eu pedi só veio o porco com alguns molhos. No Amos a carne foi muito bem feita e estava uma delícia. Tinha visto no dia anterior um pessoal tcheco comendo esse prato e resolvi experimentar, realmente não poderá faltar em sua viagem a Praga.

Joelho de porco
Joelho de porco
Dumplings de batata
Dumplings de batata

Os dumplings de batata (veja foto) são um acompanhamento bem comum da comida tcheca. Geralmente são servidos fritos ou cozidos. Eu experimentei os dois tipo e preferi o cozido, achei o frito muito pesado, mas é somente minha opinião, recomendo experimentar.

No restaurante Lokál experimentei filé de pescoço de porco com dumplings de batata.  Esse estabelecimento é bem popular entre tchecos e turistas pela comida ser bem autêntica e caseira. Eu tenho que concordar, a comida é realmente muito boa. O preço do restaurante também é bom, comi um prato principal e sobremesa, com dois copos de vinho e gastei 350 coroas. Uma coisa que preciso comentar é sobre a sobremesa, que não acredito que seja o forte na cozinha tcheca. A garçonete que estava me servindo sugeriu um prato que ela disse que comia quando criança e a avó dela fazia. Aceitei a sugestão, mas já comi melhores pratos. Bramborové šišky s mákem é um gnocchi doce com semente de papoula e açúcar (veja foto). Tenho certeza que muitas pessoas gostam, mas prefiro o gnocchi salgado.

Leia também  A praia mais bonita do mundo
Bramborové šišky s mákem (gnocchi doce)
Bramborové šišky s mákem (gnocchi doce)

Pra não dizer que não gostei de nenhum doce tcheco, tem um que eu amei, chamado Trdelnik (veja foto). Parece um donut, mas eles assam numa churrasqueira e depois passam no açúcar, e se quiser pode adicionar chocolate (tipo Nutella) por dentro por mais 10 coroas. Muito bom e só custa 60 coroas (um simples). Devo ter comido um desses todos os dias que estava em Praga. O melhor ainda é que se encontra em todo lugar, praticamente cada esquina tem um estabelecimento que vende o Trdelnik.

Trdelnik
Trdelnik

Não posso esquecer-me de mencionar a sopa Goulash (veja foto). É como se fosse um cozido de bife com batatas, mas mais aguado. Comi em um restaurante chamado V Náplavní, próximo a Dancing House. Essa sopa é uma delícia e ainda melhor quando servida dentro do pão.

Goulash
Goulash

Se não for muito fã de carnes, eu vi muitos lugares que só serviam frutos do mar, mas não posso comentar porque não comi em nenhum deles, mas pareciam ser populares.

Algumas outras recomendações:

  •  Café e bar U Lucerny, um lugar bem autêntico tcheco, não comi nenhum refeição, somente tomei um vinho com um prato de queijos, mas a mesa ao lado estava comendo um joelho de porco e parecia ótimo. Esse bar foi o mais barato que visitei e fica na mesma rua do restaurante Amos, vale a pena dar uma passada.
  • Bakeshop, uma ótima padaria para tomar café da manhã ou um almoço leve. O lugar é somente um pouco mais caro do que outros parecidos, mas é também bem melhor.
  • Na Paneria tomei muitos cafés da manhã nessa padaria. Ótimos preços e várias opções de comida.
  • Um lugar que não pode deixar de visitar é o Letna Beer Garden no parque Letenské sady. Além de boas cervejas e uma vista linda de Praga, em um dos quiosque vende bolas de queijo frito. Não acredito que seja especialidade tcheca, mas é muito bom.
Endereço dos restaurantes mencionados acima:

Amos – Masná 698/17, 110 00 Praha 1

Bakeshop – Kozí 918/1, 110 00 Praha 1

Bar U Lucerny – Masná 20, 100 00 Praha 1

Kolkovna Celnice – V Celnici 1031/4, 110 00 Praha 1, Czech Republic

Letna Beer Garden – Letenské sady (Letná Park)

Lokál – Dlouhá 33, 110 00 Praha 1 (eu visitei esse estabelecimento, mas existem outros)

Paneria –  Dlouhá 50, 110 00 Praha 1 (existem em outros locais, mas conheci somente esse)

V Náplavní – Dittrichova 1773/25, 120 00 Praha
Espero que essas informações tenham ajudado. Se tiver alguma sugestão de comida típica tcheca ou locais para comer deixe um comentário

Um comentário em “Comidas típicas da República Checa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *