Guia da Blue Mountains – Austrália

A Blue Mountains é uma região montanhosa a duas horas oeste de Sydney. Nesse lugar irá encontrar várias trilhas, cachoeiras, penhascos, florestas e animais selvagens. Há várias vilas entre as montanhas e as mais conhecidas são Leura e Katoomba.

Nunca tinha ouvido falado dessa região, mas outros mochileiros disseram que esse lugar é espetacular e realmente valeu a pena a visita. Estava trabalhando em Sydney e a ideia era ficar umas duas semanas e meia na cidade, trabalhar e juntar um pouco mais de dinheiro para continuar a viagem.

No final tudo mudou e resolvi ficar só uma semana em Sydney e continuar viagem. A melhor decisão! Claro que o dinheiro diminui, mas o tempo para conhecer o país aumentou, e se for necessário posso parar em uma outra cidade e ficar um tempo e trabalhar.

Muitas pessoas dirigem ate a Blue Mountains (como eu), mas há a opção de pegar um trem de Sydney até Leura ou Katoomba. As cidades ficam nas montanhas e é super fácil andar até as atrações turísticas e trilhas. Também há um ônibus “Hop on Hop off” que leva da estação de Leura para todos os principais pontos turísticos da Blue Mountains. O melhor jeito é de carro ou campervan, pois ficara mais livre para explorar as montanhas e poderá acampar em vários lugares na floresta.

Katoomba Falls
Katoomba Falls

 1.Centro de Informações

Assim que chegar na Blue Mountains procure um centro de informações. Há um ao lado da entrada para Three Sisters.

Pegue um mapa e pergunte sobre trilhas e melhores lugares para visitar naquele dia. Há muitas trilhas para se fazer e algumas demoram 5 horas e outra apenas meia hora. No centro de informações irão te indicar a melhor opção para cada pessoa e dia.

 2.Clima

Como na Blue Montains a altitude é muito alta, o clima varia muito. Mesmo olhando na meteorologia do tempo é difícil prever quais serão as condições climáticas nas montanhas. Quando fui no primeiro dia estava garoando e muito nublado, e nos pontos de observação a vista era terrível pois haviam muitas nuvens tampando a visão (tudo branco). Achava que havia perdido a viagem. Quando visitei o centro de informações, o senhor falou que o clima é imprevisível nas montanhas e que em somente algumas horas poderia mudar bastante. Ele recomendou visitar algumas cachoeiras e em somente algumas horas fazendo trilha o clima mudou e as nuvens diminuíram bastante, o que foi ótimo para tirar umas fotos da vista incrível no topo da montanha.

Então planeje visitar a Blue Montains em dias ensolarados, mas se prepare pois o clima pode mudar muito em somente algumas horas.

3. Acampamentos de graça

Há muitos locais para acampar de graça com boa infraestrutura nas montanhas. Geralmente os acampamentos possuem banheiros, mesas de piqueniques, locais para fazer fogueira e alguns até churrasqueira.

Os acampamentos só são acessíveis de automóvel, pois ficam em reservas florestais. Por causa disso chegue antes de anoitecer, pois não há nenhuma iluminação no acampamento e alguns deles podem pode lotar muito e não achar um lugar para colocar sua tenda.

Katoomba Falls
Parte da Katoomba Falls

Existe um aplicativo chamado Wikicamps que mostra todos os acampamentos na Austrália, sendo eles de graça ou não e também lugares onde pode encontrar torneiras de água potável, banheiro e chuveiro.

Na região da Blue Mountains existe somente um chuveiro público que fica no centro aquático da vila de Katoomba. Para usar as instalações do local (incluindo piscina) é necessário pagar uma taxa de AUD$ 6.

4.Trilhas

Existe uma grande quantidade de trilhas por toda a região da Blue Mountains, algumas são mais longas e outras mais curtas.

No começo de cada trilha há uma placa informando quanto tempo leva para fazer a trilha, os principais pontos da trilha e um mapa. Algumas trilhas são em círculo, outras se juntam com outras trilhas e outras vão em uma única direção (então lembre que era que contar o tempo da volta também).

Antes de fazer qualquer trilha verifique qual o horário que o sol de põe. Você não vai querer estar no meio de uma trilha no escuro. Na Blue Mountains existem muitos animais selvagens, especialmente pássaros. Respeite a natureza.

Leia também  Como viajar pela Austrália com 30 dólares por dia

Esses são uns dos lugares mais famosos e os que eu conheci enquanto estive na Blue Mountains

1.Sublime Point Lookout

Fiquei acampada em uma lugar bem próximo dali, perto da Gordon Falls. O sublime lookout e um ótimo lugar para ver a região da Blue Mountains e até a Three Sisters. Nesse local não há muitas pessoas e há uma pedra bem na beira do precipício onde poderá tirar uma foto bem legal da região.

Quando fui, infelizmente estava muito nublado e não consegui ver nada. Somente nuvens brancas por todo o meu redor.

2.Three Sisters

three sistersEsse é o ponto mais famoso da Blue Mountains. Ali irá encontrar muitos turistas, um centro de informações e também cafés. Nesse local o estacionamento é pago custa AUD$4 por hora (caro né?). Uma opção é parar o carro um pouco mais longe dali e andar até a three sisters ou estacionar próximo a Leura cascada o Katoomba Falls e fazer a trilha até a Three Sisters. Na volta tente pegar uma carona com alguém até onde estacionou o carro ou volte pela mesma trilha.

3.Leura Cascade

leura cascadaSabe aquelas fotos de paisagens que você acha que usaram photoshop? É assim que é a Leura cascada, mas ao vivo. A trilha ate a casaca é bem curta e vale muito a pena dar uma passada ou se preferir faça a trilha mais longa até a Three Sisters (aprox. 2 horas).

4.Furbers steps

Está no pique de subir e descer escadas? Essa trilha é um ótimo exercício e tem muitos lugares legais para ver. São 836 degraus, somente ida, lembre-se que terá que voltar.

Logo no início há uma mini cachoeira chamada Witches Leap, que por causa da erosão, relembra o formato de um rosto (veja foto). Se você quiser se aventurar um pouco, recomendo sair um pouco da trilha logo depois da cachoeira com o rosto e andar na beira de uma pedra. De lá terá uma visão bem legal da floresta. Se tiver medo de altura, essa é a hora de confrontar os seus medos. A um dizer que fala que devemos fazer por dia pelo menos uma coisa que nos dá medo. Com certeza nessa trilha fiz o suficiente para uma semana J

Witches leapVoltando para a trilha, siga a placa para a Katoomba Falls. Essa é uma das cachoeiras mais bonitas que eu já vi. Eu recomendo pular a barreira e ir de baixo da cachoeira. De lá terá uma visão linda da Blue Mountains. Só tome bastante cuidado, se haver muita água não se arrisque, as pedras podem estar escorregadias e o precipício é bem alto.

Countinue o Fuber Steps até o final, são muitos degraus mas vale a pena. Verá várias formações rochosas, outras cachoeiras menores e muita natureza.

5.Evans Lookout

Evans LookoutDepois de passar a noite no acampamento próximo ao Blackhealth, no caminho para Leura há um local de observação e trilha chamado Evans Lookout. De lá terá como ver o Grand Canyon Australiano, que é maior e mais alto que o Americano. Nesse dia o céu já estava mais aberto e as nuvens haviam diminuído por causa da chuva no dia anterior. O lugar é simplesmente magnifico e você se sente tão pequeno comparado a grandeza do lugar.

Antes de ir embora da Blue Mountains também demos carona para um mochileiro na estrada até a vila de Leura. Mais uma coisa que fiz da lista antes de morrer J

Dar carona para um desconhecido foi uma experiência interessante e ele me deu várias dicas de viagem e locais que acabamos visitando nos próximos dias. Se estiver aberto para oportunidades, o universo coloca na sua frente pessoas para te ajudar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *