Amsterdã de bicicleta

Amsterdã é uma cidade linda, cheia de canais e é cortada por ciclovias. Andar de bicicleta por Amesterdã vai fazer você se sentir um verdadeiro holandês.

A primeira coisa que você precisa fazer é arranjar uma. Existem muitos lugares que alugam bicicleta na cidade, os mais famosos são Mac Bike, Mike’s Bike, Damstraat Rent-a-Bike e Bike City. Os preços variam de 9.50 a 13 euros por um modelo regular em um período de 24 horas.

“Mas o que é um modelo regular?”

bike Amsterdã
Omafiets

As bicicletas tradicionais em Amsterdã são chamadas de Omafiets (veja foto). A maior diferença dessas é que para frear precisa pedalar para trás. Esse modelo é supostamente mais fáceis de pedalar, mas pra mim foi um desastre. Ando de bicicleta regularmente aqui em Londres e não temos ciclovias por aqui. Não sei se foi pelo fato de não estar acostumada com o tipo de freio ou se a bicicleta era muito alta para mim, mas na minha última visita á Amsterdã bati duas vezes em outros ciclistas. A vantagem é que como há ciclovias por toda a cidade, é muito difícil acontecer um acidente sério e você nunca pedalar muito rápido. Se você quiser experimentar andar com uma bicicleta tradicional de Amesterdã, alugue o modelo regular, que ainda é mais barata. Mas se você não é muito experiente, pague um pouco mais por uma com um freio comum.

Mais ou menos 50% da população de Amesterdã andam de bicicleta, por conta disso o tráfego é intenso. É engraçado pensar que esse tipo de congestionamento seja um problema para Amesterdã. Muitas cidades no mundo adorariam que esse fosse o maior problema deles no trânsito. São muitas bicicletas nas ciclovias, e se estiver somente passeando é melhor se manter a direita na via. Holandeses experientes com suas bicicletas vão passar com toda velocidade ao seu lado e você não desejará ser o responsável por algum acidente. Outra coisa para ficar atento são as lambretas que também podem circular nas ciclovias. Mantenha-se sempre a direita que você não terá nenhum problema.

Leia também  5 cidades próximas a Londres que vale a pena conhecer

Como há um fluxo muito intenso em Amsterdã, existem muitos lugares também para estacionar a bicicleta. Só estacione em lugares permitidos (que são muitos), se a bicicleta estiver em lugar irregular você corre o risco de tê-la confiscada pela polícia. A bicicleta alugada vem com dois cadeados, um para roda traseira e outro com uma corrente para segurar o quadro e a roda dianteira.

Na minha última visita em Amsterdã optei por bicicletas e adorei (a primeira vez que estive em Amsterdã choveu a maior parte do tempo). Não precisei alugar nenhuma porque estava hospedada numa casa de amigos e eles foram legais em me emprestar uma. Pedalando por Amsterdã tive a chance de conhecer outros lugares que não tinha visto antes. Quando você anda de bondinho (um dos meio de transporte de Amsterdã), somente vai do ponto A ao B, de bicicleta você ficará livre para conhecer lugarares que ache interessante.

Placa I amsterdam
Placa I amsterdam

Eu recomendo começar o dia pedalando pelo parque Vondelpark. Ele é bem grande e tem até uma mini fazenda. Também é bem próximo da praça de museus (Museumplein) onde fica o museu do Van Gogh, o Stedelijk e o Rijksmuseum. No Museumplein você também vai encontrar a famosa placa I amsterdam (veja foto) e muitas oportunidades para fotos.

Dê uma volta de bicicleta pela centro de Amsterdã onde existem muitos cafés, restaurantes, bares e coffee shops (aonde se vende maconha). O último fica para o próximo artigo.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre outras cidades européias? Deixe seu comentário abaixo

4 comentários em “Amsterdã de bicicleta

  1. Conheço Amsterdã! Amo a Europa! Olá!

    Gostei muito do perfil da sua página. Já tenho um blog há vários anos, posts de livros e filmes, e no dia 1 de setembro, vou começar com um canal no youtube porque estou viajando para estudar mestrado na Europa. Toda essas aventuras e dicas serão parte do conteúdo tanto do blog, quanto do vlog.

    Gostaria de fazer parceria, apoiar? Trocar follow?

    Obrigadão.

    https://espelhoinversoblog.wordpress.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *