5 pratos que precisa experimentar em Londres

Fiz uma seleção de cinco pratos tradicionais ingleses que precisam ser experimentados na sua viagem. A maioria dos pratos não precisa ser em Londres necessariamente, mas sim na Inglaterra. O importante é não ir embora sem experimentar um pouco da tradição inglesa.

Como moro em Londres, fiz uma seleção dos melhores restaurantes, em minha opinião, para provar cada um desses pratos. Vejam a seleção abaixo:

1. English Breakfast

english breakfastEu sei que esse café da manhã parece mais um almoço, mas vale a pena experimentar. Com certeza depois de algumas cervejas europeias (pints), no dia seguinte vai apreciar um brunch (café da manhã tardio) mais pesado. O English Breakfast tradicional inclui linguiça, bacon, ovos (pode ser feito do jeito que preferir), pão, tomate frito ou grelhado, cogumelo frito e baked beans (feijão com molho de tomate adocicado). Em alguns lugares também servem com hash browns, que é um tipo de bolinho de batata (a batata é ralada, junta em forma de bolinho e frita). E se não come carne, muitos lugares também oferecem uma versão vegetariana.

Deve estar pensando como os ingleses não morreram de colesterol ou ataque de coração com tanta fritura na primeira refeição do dia, mas não se preocupe, o café da manhã inglês não é um prato para todos os dias, mas geralmente comido por muitos como uma cura para a ressaca.

Muitos lugares servem esse prato e preços variam bastante. Recomendo escolher um lugar intermediário, com preços do prato entre 5 e 10 libras por pessoa. Menos que 5 libras a qualidade dos produtos terá muitas chances de não ser boa e mais que 10 libras há muitas chances de terem modificado o prato para uma versão mais requintada e menos tradicional.

O meu lugar favorito, que também é próximo de casa é o Gracelands Cafe. Mas se estiver hospedado em outra região de Londres, recomendo ir a um lugar próximo. Não acho que ninguém quer pegar metrô ou ônibus pra tomar um café da manhã.

Algumas recomendações são:

Regency Café – o local foi aberto em 1946, fica próximo ao Tate Britain e Big Ben e os preços são bem razoáveis. English Breakfast tradicional custa somente 5.50 libras. Infelizmente esse café não abre aos domingos.

Caffe Forum – uma ótima opção para quem está hospedado em South Kensignton. Café da manhã autêntico e ótimo preços.

Inspiral – essa é uma ótima opção para os vegetarianos. O café fica na região de Camdem e só serve comida vegetariana.

2. Sunday Roast

sunday roastPara comer esse prato terá que se programar um pouco, pois é servido somente aos domingos, e em minha opnião é a melhor comida desse dia. O melhor lugar para se comer esse prato é em um pub e no período da tarde (entre 12hrs e 17hrs). Recomendo não deixar para muito tarde, pois as opções de carne podem diminuir durante o dia, sendo que a demanda por esse prato é alta.

O prato vem com uma opção de carne (geralmente beef, porco, carneiro ou frango), batata assada, Yorkshire pudding (é parecido com um pão mais leve), gravy (mais ou menos parecido com o molho madeira) e vegetais. Recomendo sempre ir ao um gastropub para esse prato, pois nesses tipos de pub os chefs são mais renomados e geralmente a comida é boa.

O meu lugar favorito para um Sunday Roast é o gastropub Paradise. A decoração do local é bem diferente, há uma maior variedade de carnes, e para quem é vegetariano também há uma opção. Esse pub fica localizado próximo a Kensal Green no Noroeste de Londres. Outros gastropubs para comer um Sunday Roast são:

Smoke House – fica na região de Islington e já pelo nome da pra saber quão bom será o prato

The Duke of Wellington – esse pub fica no coração de Marylebone. Geralmente somente duas opções de carne, beef ou carneiro, mas com uma ótima qualidade.

Roast – com esse nome não tem como errar qual é o prato principal no menu. Se estiver próximo a London Bridge esse é o pub certo para ir no domingo, fica bem no meio do Borough Market

3. Fish and Chips

fish-and-chipsDeve estar pensando que comida inglesa é bem gordurosa, mas não são comidas de todo dia. Os pratos tradicionais aqui são mais pesados para ajudar as pessoas a suportarem melhor o frio do inverno. Além de que existem opções mais saudáveis do Fish and Chips, mas se quiser experimentar o original será frito.

Leia também  5 costumes ingleses esquisitos

Para acompanhar esse prato, recomendo o molho tártaro (tartar sauce) e mash peas (que é um purê de ervilha). Para a batata frita (chips) experimente com um pouco de vinagre e sal.

O meu lugar favorito em Londres para saborear esse prato é o Mr. Fish. Eles recentemente reformaram todo o lugar e adicionarem um restaurante bem legal, com várias opções de peixes, e também opções mais saudáveis, como peixe grelhado. Se estiver em outra parte de Londres, abaixo selecionei algumas opções:

Golden Hind – um restaurante centenário, servindo fish and chips desde 1914 em Marylebone

Poppie’s – outro restaurante bem antigo e original com grande variedade de peixes e em dois locais em Londres, Camden e Spitalfields

Golden Union – uma ótima opção depois das compras em Oxford Street é esse restaurante em Soho, com uma decoração retro e ótimo fish and chips

4. Afternoon tea

afternoon teaO chá da tarde é realmente uma tradição britânica e tomar um vai fazer sentir-se como realeza. Coloque uma roupa mais elegante e parta para essa experiência de reis e rainhas.

Por mais que seja um pouco mais caro, acredito que essa experiência seja única e valha a pena. O chá tradicional inclui é claro o chá (terá a opção de diversas ervas), variedade de mini sanduíches, scone (bolinho doce) com creme coalhado e geléia, e variedade de bolos e doces. A maioria dos lugares oferece um Afternoon Tea com champagne, que eu recomendo. Outros oferecem outros tipos de chá como inspirados em chocolate ou cozinha japonesa, mas recomendo experimentar o original primeiro antes de se aventurar em outros tipos.

Muitos hotéis servem esse chá, mas o meu favorito é o do Landmark Hotel. Só o prédio em si já vale a experiência. O hotel fica localizado em Marylebone e realmente te faz sentir como realeza. Além de ter um excelente serviço e o afternoon tea ser maravilhoso. A reserva antecipada é recomendada para todos os lugares. Outras opções para o chá são:

Royal Opera House – além de ser um chá delicioso, a arquitetura do prédio é linda. Se preferir também poderá planejar a sua visita para assistir a uma opera ou balé.

BB Bakery Afternoon Tea Bus Tour – para quem quer um chá da tarde diferenciado, a BB Bakery oferece um tour pela cidade enquanto se toma um chá em um famoso ônibus vermelho de Londres.

Haymarket Hotel – para quem quer tomar um bom afternoon tea em um hotel em Londres sem quebrar a conta do banco.

5. Comida Indiana

indian foodEu sei que está se perguntando, comida indiana? Mas isso não é uma comida típica inglesa. Errado. A Índia fazia parte do império Inglês até 1947 e com isso muito da cultura foi divida entre os dois países e vários indianos migraram para o Reino Unido. Por causa disso muito da comida da Índia faz parte da cultura inglesa. Existem milhares de restaurantes indianos espalhados pelo Reino Unido e todo mundo que mora aqui tem o seu favorito, inclusive eu.

A comida indiana pode parecer um pouco diferente para o paladar brasileiro, mas se estiver a fim de experimentar algo diferente e que a maioria dos ingleses adoram, recomendo visitar um restaurante indiano. Uma boa notícia para quem é vegetariano, esse tipo de cozinha tem muitas opções deliciosas.

O meu restaurante favorito não fica próximo ao centro de Londres e não é famoso, mas em minha opinião serve a melhor comida indiana que já experimentei. Se estiver a fim de conhecer chama-se Anokha e fica em Acton Lane. Os meus pratos favoritos são lamb phatia e lamb karahi. Os pratos não vem com nenhum acompanhamento, eu recomendo o arroz pilau e/ou os pães peshwari naan (adocicado) e chapati (parecido com uma massa de panqueca).

Outras opções ótimas de restaurante indiano próximo ao centro são:

Dishroom – vários locais em Londres e aberto para café da manhã, almoço e jantar. Vai ser difícil achar algo no cardápio que não goste.

Lahore Kebab House – ótimos pratos e localizado em Whitechapel. Não vendem bebidas alcoólicas, mas poderá levar seu próprio sem nenhum custo adicional.

Tower Tandoori – localizado em Southwark. Pratos autênticos e um restaurante de família que já está na sua terceira geração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *