5 costumes ingleses esquisitos

Depois de cinco anos morando em Londres aprendi muito com os costumes daqui e também incorporarei muitos deles na minha vida. Selecionei cinco coisas que acho que é bem típica de inglês

1. Pedir desculpas por tudo, mesmo quando não esteja errado

sorryOs ingleses são famosos pela educação, mas o número de “sorry” que ouço por dia é incontável. Eu não sei se é porque não querem ser mal educados então necessitam ter certeza que não estão ofendendo ninguém ou se praticamente virou mania.

Também a palavra “sorry” aqui não é somente usada como desculpa, mas também significa muitas coisas. Por exemplo, em vez de falar “excuse me” (licença), eles pedem desculpas. Então se quiser abrir caminho, interromper uma conversa, ou pedir uma informação a um desconhecido você pede desculpa. Às vezes é pior ainda, eles usam as duas palavras, pedem desculpas e licença ao mesmo tempo. Vai entender…

Cuidado, a palavra “sorry” é contagiosa. Não são somente os ingleses que pedem tantas desculpas, mas também os estrangeiros que vêm morar na Inglaterra, inclusive eu. Já que todo mundo pede tanta desculpa, é melhor pedir também, para não acharem que os estrangeiros são maus educados 🙂

2. Pontualidade inglesa

pontualidade inglesaAqui pontualidade é levado a sério. Claro que muda dependendo da ocasião, mas chegar três horas atrasado para uma festa como os brasileiros fazem é completamente inaceitável.

Quando estamos falando de pontualidade no trabalho, com certeza não pode chegar atrasado, na verdade tem que chegar uns 15 minutos antes. Claro que imprevistos acontecem, mas precisará avisar que irá se atrasar.

Quando for se encontrar com amigos é sempre bom chegar no horário, mas perdoam se estiver 5-10 minutos atrasado. De qualquer forma é sempre bom avisar, porque ninguém gosta de ficar esperando.

Agora se estiver indo para uma festa de amigos, o máximo que poderá se atrasar é 30 minutos. Quando marcam um horário, ninguém espera que seja super pontual para a festa, mas precisa chegar próximo ao horário marcado, se não vai perder a festa e talvez o amigo.

3.Tomar chá com leite

Chá inglêsIsso é uma coisa que adoro daqui. Claro que a primeira vez, achei super estranho colocar leite no chá, mas quando experimentei adorei.

Aqui o costume vai muito além de simplesmente tomar chá preto com leite. Quando você vai visitar alguém em casa, sempre vão tem oferecer um chá. Esse também é oferecido em visitas ao cabeleireiro, em entrevistas de trabalho, como uma forma de consolar alguém, ou simplesmente quando não tem o que falar em uma conversa, é comum se oferecer um chá.

Leia também  Experimentando comidas de Natal inglesas

O chá faz parte da cultura e é muito rude você fazer um chá somente para você sem oferecer para mais ninguém.

4.Marmite

marmiteMuitos de vocês devem estar se perguntando o que é isso. Eu sei, nunca tinha ouvido falar nessa tal de Marmite até eu vir morar na Inglaterra. Este é um extrato de levedura de cor escura e pegajosa e sabor bem salgado. Com certeza não parece muito gostoso, mas eu adoro. Aqui tem o time dos que amam e os dos que não gostam, ninguém fica no meio termo.

A marmite é muito boa com manteiga no pão ou bolacha salgada. Eu até fiz com pipoca, pois sou viciada nesse tipo de patê.

Recomendo experimentar quando estiver aqui, pois não achará em nenhum outro lugar. A não ser na Austrália que possui uma versão semelhante chamada Vegemite.

ônibus de Londres5. Reclamar do clima

Eu não sei se é porque gostam de reclamar ou é tipo conversa de elevador, mas os ingleses reclamam muito do clima. Tudo bem que eles tem motivos. A maior parte do ano aqui faz frio, os dias no inverno são bem curtos e o sol quase nem dá as caras nesse país.

Mas eles não reclamam só do frio não.

Esperam quase o ano todo para uma semana de calor e sol e quando finalmente chega, reclamam. No primeiro dia de calor todo mundo está feliz, mas quando os dias vão passando, começam a reclamar que está muito quente. Acho que por tanta reclamação, as preces são ouvidas e esfria de novo. Aí reclamam de novo que está frio. E assim vai…

9 comentários em “5 costumes ingleses esquisitos

  1. Poxa, não concordo com a maioria das afirmações aqui… Pontualidade é esquisito?
    Os ingleses são conhecidos por chegarem sempre no horário…. Desde quando chá com leite é novidade? Reclamar do tempo também é de praxe.
    Marmite é simplesmente horrível, as únicas pessoas que gostam são os nativos, enfim é Uma questão de costume e paladar.

    Acredito que depende muito da educação da pessoa e o quanto ela é cabeça aberta ou já viajou por outros países, ( além da Inglaterra).
    Morar fora é isso, é sair da Zona de conforto, há costumes que concordamos e adororaríamos que fossem adotados no Brasil e há outros que ficam além de nossa compreensão.

  2. Lendo isso me perguntei se não estava falando de Curitiba kkkk(tirando uma coisinha ou outra né, afinal é Brasil)
    É tipo a Londres brasileira. Muito bom adorei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *