10 razões para começar a viajar

Se você quer viajar, mas parece que o mundo está contra você ou parece que a oportunidade de viagem nunca bate na sua porta, esse artigo é para você. Mas mesmo assim você ainda acha que viajar é muito caro e não tem condições de viajar, revise seus conceitos e continue lendo, que vou te mostrar que é possível e gastando pouco.

1. Viajar não tem preço

Experiências ganhas não há dinheiro que compre. As memórias e o que você aprendeu com as suas viagens vão ficar com você pra sempre e não há nada ou ninguém que vai tirar isso.

Comecei a viajar pelo mundo quando tinha 19 anos e até agora não consegui mais parar. As pessoas, culturas e lugares que que conhecerá vão mudar seu jeito de pensar e agir. Irá entender que o mundo é bem maior do que pensava e as pessoas são muito diferentes uma das outras . Você nunca mais será o mesmo depois que começar a viajar, eu garanto.

Pôr do sol em Fiji
Pôr do sol em Fiji com amigos que fiz durante minha viagem

2. É necessário priorizar

Ao menos que você tenha muito dinheiro sobrando pra fazer tudo o quer, precisará escolher entre comprar um celular novo ou uma passagem de avião.

Não troco viajar por nada. Para poder bancar isso preciso priorizar meus gastos. Claro que tento fazer minhas viagens pelo menor preço possível sem deixar de conhecer tudo o que quero, mas no meu dia a dia, tenho que fazer escolhas sobre o que eu gasto e economizar. Posso dizer que vale a pena

3. Construa um estilo de vida que te possibilite viajar mais

Se você quer passar muito tempo da sua vida viajando não há necessidade de ter muitos gastos fixos na cidade em que mora. Meu conselho e diminuir o custo de vida. Depois que você começa a viajar também começa a ver que a maioria das pessoas do mundo vivem com bem mesmo que você.

Vulcão na Nova Zelândia
Vulcão na Nova Zelândia

Ter um custo de vida alto significa que precisará pagar por essa vida mesmo quando estiver viajando. Diminuir o custo com aluguel, assinatura mensais e outros custos fixos também querem dizer que você terá mais dinheiro para bancar suas viagens

4. Escolha destinos com custos menores

Países na Ásia, América Latina e África os custos de viagens são bem menores do que na Europa, Oceania e América do Norte. Como comentei antes no meu artigo “O que você precisa saber antes de planejar sua viagem á Tailândia”, a passagem de avião pode ser um pouco mais cara mas o resto dos custos da viagem como acomodação, passeios e alimentação serão bem poucos nesses países.

Gastando menos durante a viagem significa mais tempo viajando, então pense nisso antes de agendar sua próxima viagem.

5. Acomodações são mais acessíveis no Airbnb ou albergues

Se estiver viajando sozinho, escolha albergues como sua acomodação, você terá muito mais oportunidade para conhecer outros viajantes, o que fará sua viagem e experiência serem bem melhores. Albergues são baratos e você sempre fará amizades com outros viajantes que poderão dividir parte da sua viagem com você.

Leia também  Quanto custa fazer um mochilão?

Se você não é do tipo que gosta de dividir quarto com muitas pessoas ou está com mais viajantes, o Airbnb é a melhor opção para você. Se você quer viajar por um preço menor e conhecer pessoas locais, recomendo alugar um quarto, não um apartamento inteiro (Leia mais sobre o Airbnb em meu artigo anterior Usando Airbnb nas suas viagens).

6. Planeje com antecedência

Passagens e acomodações compradas com antecedência são geralmente mais baratas. Além disso, também terá mais tempo para guardar dinheiro para sua viagem. Você também poderá pagar a maior parte da viagem com antecedência. A pior coisa que tem é ir viajar e continuar pagando a viagem por meses depois, mas se for necessário não deixe isso ser um motivo para não viajar.

7. O tempo não volta

Sabe aquela frase que você ouviu muita gente falando “Eu deveria ter viajado mais quando era jovem”? Você não quer ser uma dessas pessoas. Ouça esse conselho e não espere pelo momento certo para ir seguir os seus sonhos, crie a oportunidade e comece planejar a sua viagem.

Temple budista na Tailândia
Templo budista na Tailândia

8. Nunca é tarde pra começar

Mas se você é a pessoa que está falando a frase acima, saiba que nunca é tarde. Viajando conheci pessoas de todas as idades, de muitos lugares e diferentes condições socias. Nada deve nos impedir de viajar. Se você tem filhos pequenos leve com você. Seus filhos vão adorar a aventura. Se está se sentindo muito velho, vá viajar, você irá revigorar suas energias e ainda conhecer pessoas diferentes e lugares inesquecíveis.

Quando estava no carnaval em Salvador nesse começo de ano, conheci uma senhora de 65 anos que estava em cima do trio elétrico pulando carnaval com toda a energia, mas não estava só por um dia, e sim, a semana inteira. Pense nisso da próxima vez que achar que não tem mais energia para viajar e aproveitar a vida.

9. Existem muitas pessoas que também são como você

Se você não é daqueles que viaja sozinho, saiba que existem muitas pessoas como você. Participe de excursões de viagens, ou grupos no Facebook e organize viagens com outras pessoas. Você terá uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e dividir suas experiências com outros viajantes.

10. O que está esperando? Comece a planejar sua viajem agora!

Fique ligado no blog viajante sem fronteira para dicas para o seu próximo destino.

Qual cidade você quer saber mais dicas ou informações sobre? Deixe seu comentário abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.